qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

“A ocupação foi ilegal e o município precisa zelar pelo seu patrimônio”, diz secretária

A secretária municipal de Planejamento, Celina Martinez, afirmou que todas as medidas para a reintegração de posse na rua Mario Tocano, no bairro Wilson, estão sendo tomadas na forma da lei, pois a ocupação da área ocorreu de formas irregular.
Há algumas semanas, a Procuradoria Jurídica de Sant’Ana do Livramento ingressou na Justiça pedindo o deferimento de uma liminar para a reintegração de posse, bem como a retirada imediata das famílias do loteamento irregular que se formou no local. São inúmeros terrenos que foram abertos na localidade que é considerada área verde onde, desde meados 2020, as famílias foram se instalando após alegarem não ter moradia própria.

Durante entrevista no programa Jornal da Manhã, desta segunda-feira (24), a secretária de Planejamento explicou que o poder público é sabedor da necessidade de moradia dessas famílias, mas que esta não é forma legal de procedimento. “A ocupação foi ilegal e o município precisa zelar pelo seu patrimônio. Existe uma forma correta de proceder em busca de moradia. Essa decisão foi tomada tendo em vista que o Ministério Público nos cobra, se não tomarmos nenhuma providência. Então essas são ações administrativas que o munícipio tem que tomar cumprindo o seu papel de fiscalizador”, afirmou ela.

Questionada sobre qual será o destino das famílias, Celina disse que ainda está indefinido, pois é necessário ser feito um levantamento de todas as áreas do município, inclusive os locais onde existem outras ocupações ilegais. “Esta situação é indefinida porque em nenhum momento se fez um levantamento no município de todas as áreas públicas. Então, nós não podemos dizer um local exato, porque a maioria das áreas que pertencem a munícipio que são legalizadas para moradia faz estão ocupadas. O que sobra são áreas verdes e institucionais que são proibidas para moradias. Nós temos que estudar este caso. As famílias já compareceram na Prefeitura e nós vamos fazer a identificação e análise social de todas essas famílias que estão ali. Essa questão já está no nosso departamento de habitação e com a assistente social e estamos estudando esses casos junto a procuradoria jurídica para ver as medidas que a gente pode tomar dentro da forma legal”, complementou. Pelo menos cinco famílias receberam, na semana passada, o prazo de desocupação da área em 20 dias.

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (29), em reunião com a bancada gaúcha, um pacote de medidas emergenciais para enfrentar a grave crise vivida pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul, afetados por sucessivas estiagens e pela tragédia climática do último ano. O

Deputada Adriana Lara e Presidente do legislativo Felipe Torres conseguem anular momentaneamente leilão do 14 de Julho

    Porto Alegre, abril de 2025 – A deputada estadual Adriana Lara recebeu nesta terça-feira (29) uma comitiva de Santana do Livramento preocupada com o futuro do Estádio João Martins, do tradicional Esporte Clube 14 de Julho. O local, que faz parte da história esportiva e cultural da cidade, corre o risco de ser leiloado nos próximos dias.