qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Deputado Afonso Hamm propõe redução imediata na tarifa dos pedágios da praças da Ecosul no RS

Proposta foi feita durante audiência pública na Comissão de Viação e Transportes

A Comissão de Viação e Transportes (CVT) debateu, nesta segunda-feira (17), a possibilidade de prorrogação do contrato da Ecosul e a criação de novas praças de pedágios nas BRs 116 e 392, na região Sul do Rio Grande do Sul.

O pedido para realização da audiência pública foi apresentado pelo deputado Afonso Hamm (PP-RS), e reuniu autoridades do setor e representantes das concessionárias que exploram as duas BRs para obter esclarecimentos sobre as obras de duplicação dessas vias.

Presidente da Frente Parlamentar em defesa da duplicação da BR-116, Hamm reiterou sua posição contrária a instalação de duas novas praças de pedágios e defendeu a imediata redução da tarifa cobrada, um das mais caras do país.

“A situação econômica do país é difícil e, por isso, propomos que a Ecosul reduza a tarifa em 50% de forma imediata para ter credibilidade para iniciar qualquer negociação, dando um alívio aos motoristas que por elas trafegam pagando preços de pedágios abusivos”, afirmou.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, destacou a importância do debate público e informou que todas as decisões serão tomadas considerando a segurança jurídica e sem causar prejuízos à população.

“Estamos realizando um estudo jurídico para saber se há viabilidade para a prorrogação, sempre considerando que ela deve ser vantajosa para a sociedade gaúcha. As conversas são recentes e precisamos ampliar o debate antes de tomar qualquer decisão”, garantiu o ministro.

Hamm ainda ressaltou que o custo do pedágio na região para um caminhão com carga total pode chegar a R$ 592,20, o que reduz a competitividade das exportações, o transporte da matéria prima e impacta de forma significativa na vida dos usuários da estrada.

Também participaram do encontro Marcus Vinícius, deputado estadual; André Luís Freire, superintendente de Infraestrutura da ANTT, Fabiano Martins Medeiros, diretor superintendente da Ecosul; Vinícius Pegoraro, prefeito de Canguçu e presidente da Azonasul; Afrânio Kieling, presidente da Fetrasul; deputados federais e estaduais; representantes dos caminhoneiros; imprensa e sociedade civil.

Fonte: http://www.afonsohamm.com.br/

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con