qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Câmara devolve dinheiro para que a Prefeitura adquira bolhas de respiração

Os equipamentos de respiração individual controlada deverão ser enviados para a Santa Casa

Na manhã dessa terça feira (18), a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Livramento, encaminhou um ofício para a Prefeitura, devolvendo R$ 8.161,51 do duodécimo e sugerindo que esse valor seja revertido na compra de cinco Bolhas de Respiração Individual Controlada (BRIC).

A intenção dos vereadores é que as BRICS sejam destinadas a Santa Casa de Misericórdia para serem utilizadas no enfrentamento ao Coronavírus.

A bolha impermeável e transparente, tem conexões respiratórias que permitem a oxigenação pulmonar, reduzindo o esforço do paciente, podendo diminuir a possibilidade de intubação. Segundo publicações médicas, o equipamento pode ser utilizado por até 12 horas no paciente.

Estudos conduzidos pela Universidade de Chicago comprovam que a utilização de um aparelho VNI, pode reduzir em 20% a necessidade de intubação em pacientes com Covid-19.

Também, estudos conduzidos na Itália indicaram que pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) minimizaram necessidade de intubação em 54% utilizando método de Ventilação Não Invasiva (VNI).

A bolha deverá ser utilizada em apenas um paciente. Após o término de tratamento, ela precisa ser descartada imediatamente como infectante, necessitando a realização da higienização diária.

Este produto é contraindicado nos seguintes casos:

• Coma;
• Paciente não-cooperativo;
• Parada cardíaca;
• Instabilidade hemodinâmica;
• Pneumotórax;
• Procedimentos cirúrgicos gastresofágicos recentes;
• Hemorragia severa do trato digestivo superior;
• Obstrução das vias aéreas superiores.

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo