qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Educação é tudo

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

São recorrentes as notícias de dispersão de aglomerações em todo Rio Grande do Sul. A Brigada Militar e as Guardas Municipais empregam efetivo, energia, combustível e tempo (despesas com pagamento de horas extras) para advertir jovens – e outros nem tanto! – para evitar as festas e confraternizações em geral.
Não é fácil resistir à tentação de reencontrar afetos, sejam amigos ou familiares, depois de tanto tempo de confinamento. A isso se soma o bombardeio das notícias funestas que quase sempre omitem que mais de 95% dos pacientes foram recuperados.
Estou há 14 meses “fincado no sofá” como costumo dizer. As saídas são verdadeiros eventos. A pandemia provocou mudanças radicais nas famílias. Aqui em casa operou-se o milagre: várias pessoas brigam para ir ao supermercado, algo inédito! Esta era uma tarefa afeta unicamente a este que vos digita, bombardeado por mensagem por whats ao chegar no súper
É comum ouvir na vizinhança o som estridente de conversas, risadas, cavaquinho/música sertaneja/rock n’roll, quase sempre com o perfume de carne assada. Fui adicionado a um grupo de whats administrado pela associação dos moradores do meu bairro. Ali, as denúncias de aglomerações residenciais são frequentes.
Quando ouço e leio estas notícias penso no batalhão de profissionais – da saúde, da política e segurança pública, entre outros – empenhados 24 horas por dia para minimizar os efeitos da covid. São estatísticas, estudos, planejamento e um sem-número de tentativa-e-erro. Do que adianta toda esta expertise acumulada diante da incapacidade das pessoas se conterem?
Isso acontece em diversos segmentos que envolvem a atividade pública. Reflito sobre isso sempre que vou ao centro de Porto Alegre e vislumbro o batalhão de varredores que tentam manter limpas ruas e calçadas. É uma tarefa inglória! As pessoas simplesmente ignoram as lixeiras ou a possibilidade de guardar no bolso restos de papel, embalagens.
Tantos males poderiam ser evitados se a educação recebesse a valorização devida. Nas famílias e escolas é preciso empenho diário, paciência e insistência, Apesar da importância o tema tornou-se uma queda de braço ideológica. Neste fogo cruzado crianças e jovens, os cidadãos do futuro, reproduzirão comportamentos lamentáveis como as aglomerações clandestinas dos tempos de covid. Lamentável!

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (29), em reunião com a bancada gaúcha, um pacote de medidas emergenciais para enfrentar a grave crise vivida pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul, afetados por sucessivas estiagens e pela tragédia climática do último ano. O

Deputada Adriana Lara e Presidente do legislativo Felipe Torres conseguem anular momentaneamente leilão do 14 de Julho

    Porto Alegre, abril de 2025 – A deputada estadual Adriana Lara recebeu nesta terça-feira (29) uma comitiva de Santana do Livramento preocupada com o futuro do Estádio João Martins, do tradicional Esporte Clube 14 de Julho. O local, que faz parte da história esportiva e cultural da cidade, corre o risco de ser leiloado nos próximos dias.