sex, 5 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Câmara estuda possibilidade de abrir CPI para investigar o loteamento Manoela

O tema foi pauta da sessão dessa segunda (17) no legislativo municipal e gerou discussão no plenário
(Foto: Ascom)

A Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento estuda a possibilidade de instaurar mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), dessa vez para investigar possíveis irregularidades na distribuição e seleção das casas do Loteamento Manoela, empreendimento do Programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Segundo o vereador Felipe Torres (DEM), ele junto a outros vereadores deverão protocolar o requerimento pedindo a abertura da CPI, a qualquer momento, com o intuito de esclarecer a comunidade sobre as 15 denúncias feitas à Polícia Civil, onde supostamente houve estelionato por parte da cooperativa responsável pelo empreendimento nos pagamentos das quantizações, sem as famílias habitarem as casas.

“Essa casa (câmara) precisa tomar uma atitude […] são denúncias graves e deverão ser apuradas, tá cheirando a coisa muito séria”, relatou o líder da bancada do DEM, Felipe Torres.

Mesmo sem ter sido citado, o vereador Leandro Ferreira (PT) contrapôs as falas de seu colega na tribuna. “A tempo me perseguem, mas sei da minha conduta e índole. Minhas contas estão à disposição”, afirmou Leandro.

Torres voltou à tribuna da Câmara e rebateu: “fiquei decepcionado com a sua fala vereador. Em nenhum momento eu lhe ofendi, eu tô querendo que a gente dê esclarecimentos para a comunidade, eu não tô lhe acusando. Em algum momento eu citei o seu nome aqui vereador?”, questionou.

Antes do fim da sessão, o presidente da Câmara anunciou que solicitou agenda com a delegada responsável dos inquéritos na Policia Civil para questionar se, de alguma forma, a abertura da CPI atrapalhará a investigação.

A Plateia tentou contato com a cooperativa responsável, mas até o fechamento dessa reportagem, não obteve retorno.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos