sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Projeto que cria linha de crédito emergencial para setor de eventos pode ter a urgência aprovada

Paralisado pela pandemia, segmento pede socorro para não desaparecer

Odeputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) conseguiu as assinaturas necessárias para a apresentação do requerimento de urgência na apreciação do Projeto de Lei 971/2021, de sua própria autoria, que cria linha de crédito emergencial para o setor de eventos. Com o apoio dos parlamentares, agora o requerimento precisa ser aprovado por maioria simples. Esse mecanismo permite agilizar a tramitação da matéria, sem a necessidade de passar pelas comissões temáticas, permitindo que proposta possa ser apreciada e aprovada diretamente no Plenário da Câmara dos Deputados.
O objetivo da proposta é socorrer um dos segmentos econômicos mais impactados pela pandemia da Covid-19, que já enfrentou diversas fases de paralisação por conta dos decretos municipais e estaduais que impedem o seu funcionamento. A iniciativa prevê financiamento de capital de giro, fomento de atividades e aquisição de equipamentos, o refinanciamento de operações de custeio e investimento contratadas até o dia 31 de dezembro de 2020.
A linha estabelece taxa de juros de 4% ao ano, dez anos de prazo para pagamento, incluídos três anos de carência e limite de financiamento de R$ 15 milhões por contrato. “A pandemia prejudica diversos segmentos da economia. No setor de eventos, seus efeitos negativos se fazem mais presentes entre micro, pequenas e médias empresas, de diversas formas. Observamos a drástica redução da rentabilidade e até mesmo a interrupção completa das atividades”, alertou o parlamentar.
Para Jerônimo, se nada for feito, o setor de eventos será varrido definitivamente do mapa econômico nacional. “Atividade essencial é toda aquela que o sujeito depende para sobreviver. Entendemos que o atual momento exige a interrupção total de seu funcionamento. Mas é uma cadeia produtiva que emprega milhares de trabalhadores, desde artistas, iluminadores, técnicos de som, produtores, espaços culturais e casas de festas. São famílias que enfrentam uma verdadeira catástrofe socioeconômica”, finalizou Jerônimo.

Galpão “Panchito da Tradição” da Escola Célia Irulegui inaugura nova sede

O Galpão tradicionalista “Panchito da Tradição” há oito anos celebra a tradição gaúcha dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui, em Sant’Ana do Livramento. Hoje é administrado pelo Patrão Cláudio Madruga, juntamente com as Patroas Caren do Couto e Janice Nobre, todos servidores da escola, que junto dos alunos e voluntários, celebram durante o mês de setembro, os

Poeta e compositor Luiz Coronel será protagonista de recital que ocorrerá em Caxias do Sul

Caxias do Sul receberá os artistas Luiz Coronel, Sérgio Rojas,  e o convidado Lucio Yanel, no recital “Luiz Coronel, poeta e compositor”, que será no próximo sábado(13), às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O evento ocorre durante o Festival Internacional de Artes Cênicas, que marca os 25 anos da cidade. Segundo Coronel, encontro irá “caracterizar o selo da amizade e