sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Prefeitura pretende vender 85 animais

O PL que tramita no Legislativo autoriza entre outros, a venda de 60 bovinos
Foto: Divulgação/Ascom

Está em tramitação no Legislativo Municipal um projeto de lei, que autoriza o Poder Executivo a vender 60 bovinos, 15 equinos e 10 asininos. De acordo com o texto, a venda será feita em leilão público, que será realizado por leiloeiro oficial, conforme legislação.

O valor arrematado deverá ser aplicado em rubrica própria de investimento na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A prefeita Ana Tarouco (DEM) justifica a venda para que se mantenha adequada carga animal e tenha um seguimento no sistema produtivo, sendo assim, necessário um ajuste anual na lotação. O Projeto deve ser apreciado pelo plenário da Câmara, após passar pelas Comissões permanentes.

Na manhã dessa quinta feira (13), o vereador Aquiles Pires (PT), relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da câmara, visitou o secretário de agricultura Roberto Braz, que sanou as dúvidas do parlamentar referentes ao PL.

“Faremos uma visita ao campo de cooperação para verificar as condições dos animais, depois elaboramos o parecer”, destaca Aquiles.

Galpão “Panchito da Tradição” da Escola Célia Irulegui inaugura nova sede

O Galpão tradicionalista “Panchito da Tradição” há oito anos celebra a tradição gaúcha dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui, em Sant’Ana do Livramento. Hoje é administrado pelo Patrão Cláudio Madruga, juntamente com as Patroas Caren do Couto e Janice Nobre, todos servidores da escola, que junto dos alunos e voluntários, celebram durante o mês de setembro, os

Poeta e compositor Luiz Coronel será protagonista de recital que ocorrerá em Caxias do Sul

Caxias do Sul receberá os artistas Luiz Coronel, Sérgio Rojas,  e o convidado Lucio Yanel, no recital “Luiz Coronel, poeta e compositor”, que será no próximo sábado(13), às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O evento ocorre durante o Festival Internacional de Artes Cênicas, que marca os 25 anos da cidade. Segundo Coronel, encontro irá “caracterizar o selo da amizade e