qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Morning Call: futuros em NY operam no positivo em véspera de payroll e surpresa positiva na balança comercial chinesa

Os futuros em Wall Street operam em leve alta e as commodities ampliaram seu avanço antes dos dados de empregos dos EUA (Payroll), que devem cobrir uma série de fortes relatórios econômicos divulgados nesta semana.

O cobre disparou para uma nova máxima histórica com as expectativas de que economias em recuperação irão estimular um boom na demanda global, e o Bloomberg Commodity Spot Index saltou para seu nível mais alto desde 2011. Taiwan e Coreia do Sul lideraram ganhos modestos em ações asiáticas que elevaram o índice MSCI, principal indicador do continente.

Os últimos dados comerciais da China mostraram que as exportações cresceram bem acima das expectativas e as importações tiveram o crescimento mais rápido desde 2011.

As exportações chinesas saltaram 32,3% em abril, na comparação anual, muito acima da previsão (+21%), já as importações, dispararam 43,1% e também superam a estimativa dos analistas (+40,0%).

Assim, a China mostrou um superávit comercial de US$ 42,85 bilhões em abril, contra previsão de US$ 28,2 bilhões

Pesou no entanto, as notícias de que o governo Biden provavelmente preservará limites aos investimentos dos EUA em certas empresas chinesas, fazendo com que o mercado chinês encerra-se no negativo, exceção no continente.

Os relatórios econômicos dos EUA ajudaram o sentimento, à medida que os pedidos de seguro-desemprego caíram e dados separados mostraram uma recuperação na produtividade. Os investidores agora se voltam para os números do payroll, que devem mostrar um milhão de empregos adicionados em abril.

Os investidores estão se concentrando no fortalecimento do crescimento nas maiores economias do mundo, afastando as preocupações por enquanto de que uma recuperação mais rápida do que o esperado poderia estimular uma inflação excessiva. O Federal Reserve continua comprometido com taxas de juros próximas a zero para trazer uma recuperação completa, embora um anúncio de uma retração em suas compras mensais de títulos pareça cada vez mais provável no segundo semestre deste ano.

Entre as commodities, o minério de ferro à vista quebrou US $ 200 a tonelada pela primeira vez , e o petróleo subiu acima de US $ 65 o barril.

O governo da China avisou que se opõe com firmeza a “qualquer tentativa de politizar e estigmatizar” a pandemia de coronavírus. A resposta é uma reação de Pequim à insinuação do presidente brasileiro Jair Bolsonaro de que o país asiático poderia ter criado o vírus em laboratório como parte de uma “guerra bacteriológica”.

“O vírus é o inimigo comum da humanidade. A tarefa urgente agora é que todos os países se unam na cooperação contra a pandemia e se esforcem por uma vitória rápida e completa sobre ele. Nos opomos firmemente a qualquer tentativa de politizar e estigmatizar o vírus”, avisou Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

Na política, Senadores propuseram, na tarde desta quinta-feira, 6, que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, general da ativa do Exército, seja alvo de condução coercitiva para depor perante a CPI da Covid.

Senadores citaram a medida após o Estadão revelar que Pazuello recebeu, na manhã desta quinta-feira, uma visita do ministro Onyx Lorenzoni (Secretaria-Geral da Presidência) no Hotel de Trânsito de Oficiais, onde supostamente estaria em isolamento depois de ter contato com dois servidores que contraíram a doença.

CONVITE – COLETIVA DE IMPRENSA

O deputado federal Coronel Chrisóstomo convida para coletiva de imprensa sobre a instalação da CPI do Roubo dos Aposentados. 📅 Data: 30 de abril (hoje) ⏰ Hora: 11h30 📍 Local: Salão Verde – Câmara dos Deputados Contamos com a presença dos veículos de comunicação.