ter, 1 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Mulheres são presas em flagrante por envio de criança para exterior

Ação da Polícia Civil interceptou crime de facilitação de entrega ilegal de criança para o exterior
Foto: Marcelo Pinto/AP

Na tarde dessa quarta-feira (5), duas mulheres foram presas pela Polícia Civil em Sant’Ana do Livramento, após denúncia realizada por assistente social, de que a mãe de uma criança recém nascida estaria entregando seu bebê para um casal uruguaio em forma de doação.

Ao se deslocar até o hospital, os policiais constataram que a mulher que ficaria com a criança já estava com o enxoval pronto para levá-la para a cidade de Rivera, Uruguai. “A mãe não queria o bebê, acertou desde o início da gravidez, houve recebimento de enxoval, pagamento de consultas, indicando essa possibilidade que o casal uruguaio ficasse com essa criança. Essa atuação tipifica o crime do Eca, que é promover a remessa de criança para o exterior de maneira ilegal e por isso elas estão sendo autuadas. A prática de furar a fila para adoção é crime e leva a prisão.  As duas mulheres serão responsabilizadas, tanto a mãe, quanto a mulher que receberia a criança e faria de maneira ilegal a documentação dela”, declarou a delegada Giovana Müller.

De acordo com o artigo 239 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), “Promover ou auxiliar a efetivação de ato destinado ao envio de criança ou adolescente para o exterior com inobservância das formalidades legais ou com o fito de obter lucro: Pena – reclusão de quatro a seis anos, e multa”.

As duas mulheres foram presas em flagrante pelo crime inafiançável, elas devem serem levadas para a penitenciaria estadual de Sant’Ana do Livramento.

 

Debora Castro

[email protected]

Senador Hamilton Mourão através do Instagram

O mandato do senador Hamilton Mourão (PEPUBLICANOS/RS) indicou R$573 mil em recursos de emenda, ao Município de Marques de Souza, objetivando a aquisição de caminhão caçamba para atuar nos trabalhos da prefeitura, em obras de infraestrutura e limpeza.

Serasa disponibiliza 0800 emergencial para brasileiros quitarem dívidas com bancos e financeiras

• Mutirão nacional que reúne 40 maiores bancos e financeiras do país oferece telefone gratuito para facilitar negociações. • Descontos de até 97% beneficiam 35 milhões de pessoas que têm dívidas bancárias. • Alta adesão faz Serasa estender ação especial de negociação com bancos até dia 11 de julho. • No Rio Grande do Sul mais de 28 mil acordos