Os futuros de ações dos EUA subiram e as ações asiáticas encerraram mais uma sessão mista nesta quarta-feira, com os mercados digerindo a queda no setor de tecnologia e os comentários da secretária do Tesouro, Janet Yellen, sobre as taxas de juros.
Os contratos do S&P 500 aumentaram depois que uma alta nos setores de commodities, financeiro e industrial, ajudou o indicador a reduzir as perdas. Os futuros do Nasdaq se estabilizaram após um fechamento mais fraco do índice em meio a quedas nos futuros europeus da Apple , Tesla e Amazon.com. As ações australianas subiram e as de Hong Kong caíram. Vários mercados asiáticos importantes seguiram fechados.
Yellen disse que as taxas de juros provavelmente aumentarão à medida que os gastos do governo aumentem e a economia responda com um crescimento mais rápido – comentários que os economistas consideram evidentes. Em uma entrevista posterior, a ex-presidente do Federal Reserve disse que não estava prevendo ou recomendando aumentos nas taxas.
As commodities atingiram seus níveis mais altos em quase uma década, especialmente com a recuperação da demanda por combustíveis. O cobre foi negociado em torno de US $ 10.000 a tonelada e o petróleo chegou a US $ 66 o barril. O dólar da Nova Zelândia superou todos os seus pares após um forte relatório de empregos.
O debate sobre se os gastos do governo podem estimular uma inflação excessiva ocorre no momento em que as avaliações das ações se aproximam dos níveis mais altos em duas décadas. Os investidores relutam em empurrar as altas ainda mais, apesar dos ganhos corporativos robustos. Embora o Fed tenha garantido aos mercados que as taxas de juros permanecerão nas mínimas atuais durante a recuperação, o fortalecimento dos dados gerou preocupações de que os formuladores de políticas possam “apertar o cinto” mais cedo do que o previsto.
Enquanto isso, a Índia continua enfrentando uma onda devastadora de Covid-19. As ações subiram depois que o banco central aprovou 500 bilhões de rúpias (US $ 6,8 bilhões) de liquidez aos bancos para apoiar os empréstimos a fabricantes de vacinas, hospitais e prestadores de serviços de saúde.
Por aqui, no mesmo dia da leitura do parecer da reforma tributária, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), declarou extinta a comissão mista que analisa a proposta, o que praticamente invalida o relatório apresentado. O anúncio despertou a reação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que defendeu a continuidade dos trabalhos. Na avaliação de técnicos do Congresso, a decisão praticamente “zera o jogo” da reforma e pode gerar atrasos na tramitação.
Por trás dessa estratégia, está o desejo do presidente da Câmara de fatiar a reforma tributária em quatro projetos distintos, focados em mudanças no âmbito federal, sem incluir Estados e municípios. A ideia é apoiada pela equipe econômica.
O impasse, porém, colocou Lira e Pacheco em rota de colisão. Câmara e Senado já vinham com relações estremecidas após a votação do Orçamento de 2021, que acabou com um volume muito maior de emendas nas mãos dos senadores.