sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

“Isso é coisa de Mãe” – Conheça a história de Nádia Araújo de Lima

Com a proximidade do Dia das Mães, o Jornal A Plateia conta a história das mulheres da Fronteira que, nesse momento de pandemia, precisam conciliar a maternidade, o trabalho, os estudos dos filhos, a casa e os momentos de lazer caseiros.
Foto decida/AP

Nádia Lima, é mãe da Júlia e da Alice. Santanense de berço, ela é técnica em enfermagem e vem atuando na linha de frente contra o coronavírus nos hospitais da cidade de Sant’Ana do Livramento , desde o início da pandemia. Atualmente, Nádia está cursando enfermagem e para ela, essa pandemia trouxe muitos desafios, pois atuando na linha de frente do combate à Covid-19, passa mais tempo no trabalho do que em casa.

“Ficamos mais tempo dentro do trabalho do que em casa. Plantões cansativos, medo, ansiedade, mas sempre com a sensação de dever cumprido, podendo ajudar a salvar vidas. O distanciamento entre familiares se fez necessário para proteger quem a gente ama”.

“Hoje sou uma mãe um pouco mais ausente, espero que um dia elas entendem a minha ausência e tenham orgulho de mim. Às vezes as tarefas da escola acumulam, não consigo acompanhar, somente no domingo ficamos mais tempo juntas, conversamos, brincamos e olhamos filmes. Tem dias que a jornada é dupla, com aulas online da faculdade, quando vejo as gurias está na hora de dormir.”

Nádia se declara uma mãe realizada, feliz e grata pela saúde das filhas.  “Hoje meu maior presente de dia das mães é a saúde das minhas filhas. No mês de março tiramos 10 dias de férias. Estávamos precisando desse tempo pra nós, um descanso em família. Foi incrível.  Com todos cuidados necessários podemos ficar mais tempo juntas”.

 

Debora Castro

[email protected]

 

Registro de Nádia atuando na linha de frente contra o coronavírus
Registro de Nádia atuando na linha de frente contra o coronavírus
Na foto: Júlia e Nádia
Na foto: Júlia, Alice e Nádia
Na foto: Nádia e Alice
Na foto: Rodrigo (esposo), Nádia, Alice (colo) e Júlia.

Galpão “Panchito da Tradição” da Escola Célia Irulegui inaugura nova sede

O Galpão tradicionalista “Panchito da Tradição” há oito anos celebra a tradição gaúcha dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui, em Sant’Ana do Livramento. Hoje é administrado pelo Patrão Cláudio Madruga, juntamente com as Patroas Caren do Couto e Janice Nobre, todos servidores da escola, que junto dos alunos e voluntários, celebram durante o mês de setembro, os

Poeta e compositor Luiz Coronel será protagonista de recital que ocorrerá em Caxias do Sul

Caxias do Sul receberá os artistas Luiz Coronel, Sérgio Rojas,  e o convidado Lucio Yanel, no recital “Luiz Coronel, poeta e compositor”, que será no próximo sábado(13), às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O evento ocorre durante o Festival Internacional de Artes Cênicas, que marca os 25 anos da cidade. Segundo Coronel, encontro irá “caracterizar o selo da amizade e