sex, 21 de março de 2025

Variedades Digital | 15 e 16.03.25

“Isso é coisa de Mãe” – Conheça a história de Jaqueline Dias Borges

Na semana que antecede o Dia das Mães, o Jornal A Plateia conta a história das mulheres da Fronteira que, nesse momento de pandemia, precisam conciliar a maternidade, o trabalho, os estudos dos filhos, a casa e os momentos de lazer caseiros.
Foto cedida/AP

Jaqueline Dias Borges, conhecida carinhosamente como Aca, nasceu em Porto Alegre, mas aos 13 anos de idade se mudou para Sant’Ana do Livramento onde fez o seu lar. Aqui teve seus cinco filhos, Franciele (27), Carol (25), Dienifer (24), Brenda (16) e João Vitor (9).

Em 2008, começou a trabalhar na construção civil com seu irmão. Para Aca, esse momento não foi nada fácil, precisou aprender muitas coisas novas, além de se adaptar ao trabalho que até então era feito exclusivamente por homens. “Nunca desisti de aprender, até o dia em que meu pai e meu irmão me convidaram para trabalhar como ferreira deles, nas obras”.

Aca trabalha como ferreira armadora nas obras, esse profissional realiza a montagem de armações e estruturas de concreto e aço em obras, aplica pilares, vigas e lajes e confere material a ser utilizado.

“No começo fiquei com muito receio, mas o apoio deles foi fundamental. Hoje sou ferreira e me orgulho de poder ensinar outras mulheres a exercer essa profissão. Nós mulheres somos capazes de desempenhar cargos, que antes só homens desempenhavam”.

Segundo Aca, o começo foi muito difícil, conciliar o trabalho, os filhos e a casa. Para ela, o apoio da familia foi essencial nesse momento.  “Hoje em dia, as minhas filhas mais velhas moram em suas casas, construíram as suas famílias, mas os dois pequenos moram comigo, e são meus parceiros. O início da pandemia foi bem difícil, precisamos ficar em casa, mas logo voltamos ao trabalho, com todos os cuidados, até hoje. Nesse momento que fiquei em casa, tive mais tempo com os menores e foi através das dificuldades que fiquei mais forte”.

Emocionada, Aca, agradece ao seu pai, seu Catito, seu irmão Paíca, por todo apoio e incentivo que sempre recebeu, e aos seus filhos. “Se eu sou alguém hoje, é graças ao meu pai e meu irmão, que sempre estiveram ao meu lado, e aos meus filhos. Tudo que fiz e faço é pelos meus filhos, que são tudo pra mim.

 

Debora Castro

[email protected]

Aca ao centro de capacete branco
Aca com seus filhos, Fran, Dieni, João Vitor, Brenda e Carol
Aca com seu pai Argelino dos santos Borges, conhecido como seu Catito e seu irmão Paulo Dias Borges, conhecido como Paíca
Jaqueline Dias Borges dia das mães homenagem
Foto cedida/AP

 

Cresol realiza a Assembleia de 2025, em Sant’Ana do Livramento

Na noite desta quinta-feira (20), o CTG Sinuelo do Caverá, em Santana do Livramento, foi palco da pré-assembleia da Cresol 2025. O evento reuniu cooperados e lideranças da instituição para apresentar resultados financeiros, discutir a gestão da cooperativa e planejar o futuro. Durante o encontro, foi oferecido um jantar aos participantes, proporcionando um momento de confraternização e aproximação entre os

Luis Carlos Silva é homenageado pelo Lions Clube

Na noite da última quarta-feira (19), o Lions Clube de Santana do Livramento promoveu uma emocionante homenagem ao empresário Luis Carlos Silva. O evento ocorreu na sede da instituição, localizada na rua dos Andradas, número 1080, e contou com a presença de diversos membros da comunidade e autoridades locais. Durante a solenidade, Luis Carlos Silva foi surpreendido ao descobrir que

Nota à Imprensa – Governo incompetente é assim: a conta sempre vem com juros.

A oposição recebe com muita preocupação a decisão do Banco Central de elevar a taxa básica de juros (Selic) para 14,25%, o maior patamar desde 2016. Esse aumento afeta diretamente o trabalhador brasileiro, tornando o crédito mais caro, dificultando o acesso a financiamentos e reduzindo o consumo, o que pode levar a mais desemprego e desaceleração econômica. Além do impacto