sáb, 13 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

Acidentes em canteiro de obras alertam sobre os cuidados necessários

Em menos de 60 dias dois acidentes aconteceram em locais de obras
Foto: Matias Moura

Nas últimas semanas, Sant’Ana do Livramento registrou dois acidentes em obras no município. O tema chamou atenção, principalmente no último dia 21, quando um trabalhador faleceu após sofrer o acidente. A morte levantou o tema sobre a segurança aos trabalhadores.

Relembre o caso

O primeiro acidente aconteceu na terça-feira, 30 de março. Um operário acabou caindo do andaime que ele montava dentro do poço do elevador de um prédio em construção na rua Silveira Martins. Uma das madeiras de estrutura cedeu e ele acabou caindo de uma altura de dois dos 13 andares que o prédio contém.

O segundo acidente aconteceu na quarta-feira, 21 de abril, na rua Dr. Fialho, quando dois homens foram soterrados em uma obra residencial no centro da cidade, um deles acabou morrendo minutos depois de ser levado para o hospital Santa Casa de Misericórdia.

Os cuidados a serem tomados

Quando se inicia uma obra, é necessário que se cumpra uma série de normas regulamentadoras, fazer manutenção preventiva nos equipamentos e prevenir acidentes. De acordo com o instrutor Dejair Barreto é importante a utilização correta dos equipamentos de segurança individuais (EPIs). “A legislação existente visa minimizar as falhas, principalmente nos setores que envolvem altura e espaço confinado. A linha de vida é usada tanto para subir quanto para descer, e deve ser utilizada de forma correta, o trabalhador deve saber utilizar o EPI”. Segundo Dejair, para executar os serviços em alturas ou em espaços confinados, os trabalhadores devem estar presos às linhas de vida NR35. Essas linhas de vidas são cordas que ligam o trabalhador ao sistema de ancoragem para garantir a segurança do mesmo ao se deslocar horizontalmente de uma extremidade a outra.

As normas regulamentadoras NR35 e NR33 tem o objetivo de estabelecer os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura e em espaços confinados. Para Dejair, “deve haver conscientização tanto da parte do empregador, quanto da parte do empregado”.

 

Morning Express

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 8 n° 2793 Dia 13 de Julho de 2024, Sábado DATAS COMEMORATIVAS Dia do Cantor Dia dos Compositores e Cantores Sertanejos Dia do Engenheiro de Saneamento Dia Mundial do Rock TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅ Mín 23° Máx 34° (Macapá-AP) 💵 Dólar Com: ⬇️ 0,2% R$ 5,43 💶 Euro: ⬆️ 0,18% R$ 5,92