qui, 24 de julho de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.07.25

Acil vê com preocupação não-reabertura dos free shops uruguaios

Presidente do país prorrogou fechamento das lojas francas em toda a fronteira
Barao Free Shop en Rivera (Foto: Marcelo Pinto/AP)

O presidente do setorial dos free shops brasileiros da Associação Comercial e Industrial de Sant’Ana do Livramento (Acil), afirmou nesta quinta-feira (29), que a prorrogação de abertura dos free shops de Rivera causa preocupação.

“Nós somos conscientes da situação desse vírus, que já levou milhares de vidas de cidadãos brasileiros e uruguaios. A prorrogação do fechamento das lojas francas nos causa preocupação, porque além do problema de saúde, acarreta em um problema financeiro também”, explicou Raed Shweiki.

O fechamento ajuda, mas são medidas paliativas, porque, no momento que a população sai de casa, voltará a se contaminar. “O que nos causa maior apreensão é a única solução para o problema, a vacinação, que precisa acontecer dos dois lados da fronteira”, afirmou.

Desde a semana passada, dois encontros por videoconferência, com a presença dos embaixadores do Brasil em Montevideo, Antonio Simões e do Uruguai em Brasília, Guillermo Valles, foram examinadas alternativas ao processo solidário de cooperação fronteiriça na imunização da população da fronteira.

O encontro virtual organizado pelo deputado Frederico Antunes (PP) teve a presença das Secretárias Arita Bergmann, da Saúde e Ana Amélia Lemos, de Relações Federativas e Internacionais do RS, em Brasília. A ideia é encontrar uma forma de cooperação que permita, com as doses de vacinas excedentes no Uruguai, sejam destinadas a quem vive na fronteira de Livramento e Rivera.

Na quinta feira, reunião mais ampla, organizada pelo Itamaraty, continuou o debate para quantificar a população atendida, que chega a 56 mil só em Livramento. Uma nova reunião, no dia 30 de abril, deve tratar sobre o tema e a reabertura dos free shops riverenses.

Buscan a hombre denunciado como ausente en Rivera

Las autoridades policiales solicitan la colaboración de la población en general para ubicar a, César Daniel González Nogueira, uruguayo de 34 años de edad. Según indica la denuncia policial radicada, González Nogueira se ausento de la zona de barrio Santa Teresa el pasado día 16 de Julio del corriente 2025. Por cualquier información que aporte datos que permita a las