qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Vaucher e Sosal firmam contrato para empréstimo veículos

Vaucher não tem como repor ônibus estragados para seguir prestando o serviço na linha afetada
(Foto: Arquivo AP)

O contrato entre as duas empresas de transporte coletivo de Sant’Ana do Livramento para o empréstimo de veículos está acontecendo com base em legislação vigente. A afirmação é do secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, José Serpa. De acordo com Serpa, o pedido para a realização do contrato foi feito junto a Secretaria de Trânsito para que a empresa Vaucher pudesse seguir prestando o serviço para os munícipes.

“Quebrou o ônibus, tu tens que suprir a demanda das pessoas, se tu for mandar para o Comut até que eles se reúnam aí vai ficar faltando a prestação do serviço para a população, então tu tens que agir rápido para o serviço seja feito”, comentou José Serpa sobre o fato do contrato ser firmado antes de ser consultado com o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (Comut).

“O empréstimo de ônibus de uma empresa para a outra não é um problema”, afirmou o presidente do Comut, Luiz (Zico) Fernandes. Na visão do presidente, o maior problema enfrentado atualmente em relação a mobilidade urbana é o mal atendimento e qualidade na prestação do serviço pelas quatro empresas que atuam na cidade. Pela pandemia do novo coronavírus, o funcionamento dos ônibus do município está afetado, os veículos estão trocando de horário e mudando de rota, nada disso vai para o conselho municipal, afirmou o presidente. “Isso nos causa revolta, não estamos sendo ouvidos, eu assumi o conselho no 1° de janeiro deste ano e estou lutando com isso até agora”, afirmou.

Sobre o empréstimo de ônibus, a Lei Ordinária 6.067, de 03 de janeiro de 2012, Art.49 de Mobilidade Urbana permite essa ação, porém de acordo com Zico, é imprescindível que chegue a autorização do Executivo Municipal e depois seja passada para o conselho para que seja realizada a votação, já que o conselho é deliberativo. “Queremos um transporte público melhor”, concluiu.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con