sáb, 22 de março de 2025

Variedades Digital | 15 e 16.03.25

Morning Call: mercados seguem otimistas após primeiros resultados corporativos nos EUA

As bolsas asiáticas fecharam de forma mista, enquanto os futuros em Nova York trabalham no terreno positivo, ampliando suas recentes máximas históricas, contrastando com a queda na bolsa de criptomoedas Coinbase Global, que ofuscou em partes os fortes lucros dos bancos na abertura da temporada de balanços nos EUA.

As ações caíram em Hong Kong e na China, uma vez que as operações de liquidez do banco central chinês sinalizaram que ele está tentando conter o aumento da alavancagem. No recém aberto mercado europeu, as principais bolsas trabalham no campo positivo.

O rublo caiu, após o presidente Biden afirmar que está pronto para tomar medidas contra indivíduos e entidades russas em retaliação aos seus esforços para interferir nas eleições nos Estados Unidos.

O dólar cessou três dias de perdas e o rendimento do Tesouro de 10 anos se manteve em torno de 1,63%.

As ações estão oscilando em torno de suas máximas históricas e os investidores estão monitorando a temporada de balanços em busca de mais catalisadores. As expectativas de uma forte recuperação do lucro das empresas, impulsionaram os índices, elevando o nível à medida que os relatórios são iniciados.

De forma mais ampla, embora os gastos do governo combinados com o estímulo do banco central incentivem a recuperação econômica, os investidores estão alertas a quaisquer contratempos de picos de infecções por Covid-19 e dificuldades na logística de aplicação de vacinas.

O Federal Reserve ainda está longe de aumentar as taxas de juros e começará a reduzir as compras de ativos ” bem antes ” dos formuladores de políticas considerarem tal ação, disse o presidente Jerome Powell ao Economic Club of Washington na quarta-feira.

O Bitcoin caiu de seu recorde de $ 64.870 enquanto o petróleo tenta seguir seu movimento altista, com a redução dos estoques de petróleo nos EUA sustentando as esperanças de uma recuperação da demanda global.

Ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) sinalizaram nesta quarta-feira, 14, que devem punir o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e seus auxiliares por omissões na gestão da pandemia da covid-19. Relator da ação sobre a conduta do Ministério da Saúde durante a crise sanitária, o ministro Benjamin Zymler disse que a pasta evitou assumir a liderança do combate ao novo coronavírus no País.

Segundo o relator, uma das ações da gestão de Pazuello foi mudar o plano de contingência do órgão na pandemia, com a finalidade de retirar responsabilidades do governo federal sobre o gerenciamento de estoques de medicamentos, insumos e testes. “Em vez de expandir as ações para a assunção da centralidade da assistência farmacêutica e garantia de insumos necessários, o ministério excluiu, por meio de regulamento, as suas responsabilidades”, afirmou Zymler.

O posicionamento do TCU sobre a conduta do ministério na crise pode ter desdobramentos cruciais para o governo, principalmente no contexto de uma CPI da Covid no Senado – o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que mandou a Casa instalar a comissão parlamentar. A CPI tem a missão de apurar a conduta da administração federal na pandemia.

Prisão de Homem Condenado por Tráfico de Drogas em Santana do Livramento

Na tarde desta sexta-feira, 21 de março de 2025, a Polícia Civil de Santana do Livramento realizou uma importante ação no combate ao crime na região. Agentes da Seção de Investigação da Delegacia de Polícia local efetuaram a prisão de um homem identificado pelas iniciais M.U., de 49 anos, contra quem havia um mandado de prisão expedido em decorrência de

Webinário promovido pelo TCE-RS detalha diretrizes para a atuação das ouvidorias

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) promoveu o webinário “A Ouvidoria como Ferramenta de Participação”, na tarde desta quinta-feira (20). A atividade faz parte do “Ouvidoria Day”, uma série de eventos simultâneos realizados pelos Tribunais de Contas, com o apoio do Instituto Rui Barbosa e da Atricon, para incentivar a participação da sociedade no controle da administração pública. O