qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Primeira etapa de vacinação contra a Influenza vai até o dia 10 de maio

A coordenadora da vigilância em saúde expressou preocupação pela baixa procura da vacina
(Foto: Marcelo Pinto/AP)

Nesta quarta-feira (14), a coordenadora da vigilância em saúde, Gabriela Formoso afirmou a importância de ser realizada a vacinação contra a Influenza. Pelos sintomas serem muito semelhantes aos da Covid-19, Gabriela salienta que a imunização contra a Influenza facilita na hora do diagnóstico do novo coronavírus. Segundo a coordenadora, as vacinas se encontram em 12 unidades de saúde no município, o horário de atendimento varia dependendo do posto, não ocorrerão vacinações nos sábados. Atualmente, o grupo que está sendo vacinado são compostos por crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde.

A campanha steroidi orali de vacinação da influenza acontece há 23 anos no país, ano passado em decorrência da Covid muitas pessoas se vacinaram contra a Influenza, chegando a faltar doses do imunizante, porém neste ano a procura está sendo muito baixa, afirmou Gabriela. “Este ano a vacinação iniciou por etapas, até 10 de maio estaremos vacinando crianças em determinada faixa etária, gestantes, puérperas, esses sempre foram o nosso ponto crítico, nunca conseguimos atingir a cobertura vacinal, sendo a meta de 90% deste público vacinado”, comentou a coordenadora. Segundo Gabriela, a população atual de crianças a serem imunizadas no município é de 5.600, até o momento somente 550 crianças forma vacinadas.

“É uma preocupação, pois a gente sabe que a Influenza está aí, ela virou endêmica, ela circula o tempo inteiro e a gente só não tem um grande número de casos devido a vacinação anual”, afirmou Gabriela. Ela salienta que por ser um vírus respiratório, o contágio da Influenza também é muito parecido com o do coronavírus, sendo espalhadas por gotículas de saliva e sendo mais fácil o contagio em meses mais frios devido à proximidade em que as pessoas em espaços fechados.

Crianças, gestantes ou qualquer outra pessoa que teve Covid-19 e for se vacinar contra a influenza deve esperar 4 semanas para fazer a vacina da influenza. Vacinados contra o coronavírus, seja primeira ou segunda dose devem esperar 14 dias após a vacinação para tomarem o imunizante contra a influenza.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo