qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Lei que garante gratuidade para acompanhantes de cadeirantes é aprovada

O texto, de autoria da deputada Zilá Breitenbach (PSDB), tramitava na Assembleia Legislativa desde 2017
Após a aprovação, acompanhantes terão gratuidades em eventos culturais, artísticos e desportivos (Foto: Divulgação/ASCOM)

Durante sessão plenária na tarde desta terça-feira (13), o projeto de lei n°150/2017, de autoria da deputada Zilá Breitenbach (PSDB), foi aprovado. O texto tramitava há quase quatro anos e foi proposto com o intuito de ampliar os direitos para as pessoas com deficiência.

Agora, já aprovado, o texto garante a gratuidade aos acompanhantes de cadeirantes em eventos culturais, artísticos e desportivos, salvo quando a organização do evento disponha de profissionais para cumprir esta função.

Segundo a deputada, a ideia da construção do texto teve início em uma visita realizada ao município de Tucunduva, onde conversou com o cadeirante Alexsandro Schmidt que contou sobre a dificuldade de frequentar alguns eventos, como shows artísticos. “Alex disse que muitos deixavam de ir aos eventos por não contarem com o amparo, pois nem todas organizações possuem equipe que possam fazer isto e nem sempre a família tem condições de bancar mais um ingresso para alguém acompanhar”, explicou Zilá.

Para Silvia Michele Dias, presidente da Associação Santanense do Deficiente Físico (Assandef), a aprovação da lei é um grande passo para ampliar a inclusão. “É de grande importância ter sido aprovada essa lei. O cadeirante ou pessoas com qualquer tipo de mobilidade reduzida, ele sempre requer uma pessoa, um acompanhante e muitas vezes impossibilita. […] Agora tendo essa gratuidade, acho que vai ser uma ótima ideia. É um avanço para nós sermos ainda mais incluídos na sociedade. Muitas vezes a gente deixa de ir em determinados lugares por não ter uma acessibilidade e até mesmo por não termos um acompanhante que possa ir conosco. Essa gratuidade vai abrir portas”, comemorou.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con