ter, 22 de julho de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.07.25

Lei que garante gratuidade para acompanhantes de cadeirantes é aprovada

O texto, de autoria da deputada Zilá Breitenbach (PSDB), tramitava na Assembleia Legislativa desde 2017
Após a aprovação, acompanhantes terão gratuidades em eventos culturais, artísticos e desportivos (Foto: Divulgação/ASCOM)

Durante sessão plenária na tarde desta terça-feira (13), o projeto de lei n°150/2017, de autoria da deputada Zilá Breitenbach (PSDB), foi aprovado. O texto tramitava há quase quatro anos e foi proposto com o intuito de ampliar os direitos para as pessoas com deficiência.

Agora, já aprovado, o texto garante a gratuidade aos acompanhantes de cadeirantes em eventos culturais, artísticos e desportivos, salvo quando a organização do evento disponha de profissionais para cumprir esta função.

Segundo a deputada, a ideia da construção do texto teve início em uma visita realizada ao município de Tucunduva, onde conversou com o cadeirante Alexsandro Schmidt que contou sobre a dificuldade de frequentar alguns eventos, como shows artísticos. “Alex disse que muitos deixavam de ir aos eventos por não contarem com o amparo, pois nem todas organizações possuem equipe que possam fazer isto e nem sempre a família tem condições de bancar mais um ingresso para alguém acompanhar”, explicou Zilá.

Para Silvia Michele Dias, presidente da Associação Santanense do Deficiente Físico (Assandef), a aprovação da lei é um grande passo para ampliar a inclusão. “É de grande importância ter sido aprovada essa lei. O cadeirante ou pessoas com qualquer tipo de mobilidade reduzida, ele sempre requer uma pessoa, um acompanhante e muitas vezes impossibilita. […] Agora tendo essa gratuidade, acho que vai ser uma ótima ideia. É um avanço para nós sermos ainda mais incluídos na sociedade. Muitas vezes a gente deixa de ir em determinados lugares por não ter uma acessibilidade e até mesmo por não termos um acompanhante que possa ir conosco. Essa gratuidade vai abrir portas”, comemorou.

Empresas gaúchas participam de rodada de negócios com comitiva de Singapura

Promovida pela Invest RS, atividade visa ampliar as relações comerciais já consolidadas com o país asiático Publicação: 22/07/2025 às 16h46min   A Invest RS, agência de desenvolvimento do RS que atua em cooperação com o governo do Estado, promoveu uma rodada de negócios entre empresas gaúchas e a comitiva de Singapura, liderada pelo embaixador não residente de Singapura no Brasil, Sam

Pagamento de dívidas com Pix cresce 44% na região Sul, revela Serasa

• Levantamento da empresa aponta que 1,3 milhão de sulistas negociaram dívidas com Pix nos últimos 12 meses; • Pagamento via Pix possibilita baixa da negativação instantânea e aumento do Serasa Score na hora.   Julho de 2025 – Já consolidado como parte da rotina e das transações financeiras diárias dos brasileiros, o Pix também tem ganhado destaque como meio