Em entrevista realizada no programa Panorama Agropecuário da Rádio RCC FM 95.3 no dia 10 de abril o vice-presidente da Cotribá , Ênio Cesar Moura reafirmou os interesses da cooperativa na região da fronteira com o Uruguai. Segundo ele a entidade está buscando expandir cada vez mais os seus negócios para outras regiões do Rio Grande do Sul e a fronteira oeste e campanha estão entre seus planos. Atualmente a Cotribá está administrando as antigas estruturas que pertenciam extinta Agrosoja Santana. – Nós temos grande interesse nessa região. Tive oportunidade anos atrás de plantar soja na cidade de São Gabriel, e posteriormente fizemos amizade com alguns produtores e conhecei a olhar com muito carinho para Rosário do Sul e também Livramento. Temos muitos amigos nessa região e começamos a ficar atentos a toda essa movimentação do agronegócio que estava acontecendo. Quando houve essa situação com a Cereais Werlang então surgiu essa oportunidade. Mas antes disso eu já tinha ido em Livramento olhar outras estruturas. Então começou a fluir e nós fechamos o negócio – contou.
O empresário destacou ainda que apesar das dificuldades no início das atividades por conta das condições climáticas onde o estado enfrentava uma forte estiagem, foi possível permanecem com o projeto que hoje tem grande possibilidade de expansão. – Nós tivemos esses percalços, mas mesmo assim não desistimos. Neste meio tempo a gente também pode conhecer mais sobre essa região que é extremamente produtiva e possui produtores de ponta que utilizam alta tecnologia em suas lavouras. Sobre o negócio com a Agrosoja, nós temos um contrato de arrendamento das estruturas , e independentemente do que vai acontecer com a questão judicial neste processo de liquidação que eles estão enfrentando, gostaria de deixar uma coisa bem claro aos agricultores da região. Nós vamos permanecer em Livramento. Seja qual for o resultado, caso a Cotribá não conseguir adquirir os imóveis da Agrosoja nós iremos procurar uma área para investir por conta própria construindo uma estrutura para atender os produtores. Uma coisa é certa a Cotribá não sai mais de Livramento “ afirmou.
Enio ainda disse que espera que a situação se resolva da melhor maneira possível para que os produtores que tenham valores pendentes possam ser ressarcidos. – Então o nosso planejamento é nessas duas linhas –