qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Secretaria de Saúde negocia com o Exército para abertura de hospital de campanha

A logística do kit de intubação para Santa Casa já está sendo feita pelo Exército Brasileiro
(Foto: Marcelo Pinto/AP)

A Secretária de Saúde, Caroline Gomez afirmou que Sant’Ana do Livramento está em negociação com o Exército Brasileiro para a abertura de um hospital de campanha. Caroline afirma que ainda existem leitos para serem abertos na Santa Casa, mas se for necessário, já está em tratativas com a instituição. “Não adianta só abrir o hospital, são necessários os kits de suporte, além de toda a logística, os hospitais estão se remanejando para terem em si toda a estrutura de um hospital de campanha”, explica.

Sobre a vacinação, a secretaria destaca que existe previsão da chegada de novas doses do imunizante ainda esta semana. A última vacinação foi de pessoas de 63 anos completos e, de acordo com a secretária, após a conclusão da imunização de idosos de 60 anos, ainda não foi estipulado quais serão as próximas pessoas a receberem a primeira dose. De acordo com Caroline, é necessário aguardar a recomendação do Estado e do Governo Federal, para que seja escolhido o próximo grupo. “Estamos trabalhando dentro do correto, do que é possível, não estamos para ‘trancar a rua’, não queremos ficar com vacinas estocadas”, afirmou.

SANTA CASA

Segundo a diretora-geral da Santa Casa, Leda Marisa, os números de internações no hospital têm aumentado, muitas pessoas estão sendo medicadas em casa por falta de leitos adequados e sendo plenamente atendidos. Atualmente, 25 leitos estão ocupados em uma ala com apenas 24 leitos cadastrados como Covid, o fato acontece devido a um casal ter sido internado junto há dias atrás, a equipe não teve tempo de desinstalar este leito adicional.

“O quadro é delicadíssimo, severo”, afirmou Leda Marisa.

A Ong Provida angariou recursos junto da comunidade santanense para a compra de equipamentos para a unidade de terapia intensiva. Tudo foi pago à vista. A dificuldade agora é a logística para a entrega destes equipamentos. A indústria, o comércio e os transportadores estão passando por complicações por falta de insumos para que eles também possam realizar os seus trabalhos.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con