qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Desde sua inauguração, Sala das Margaridas registra seis atendimentos por semana

Um local reservado, equipado e com profissionais aptos para fazer o atendimento. Assim é a chamada Sala das Margaridas, um espaço dedicado ao atendimento às mulheres vítimas da violência doméstica e familiar em Sant´Ana do Livramento. Os primeiros números revelados na tarde de sexta-feira pela delegada titular da 1ª DP e responsável pela Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, Giovana Muller, mostra que o índice ainda é considerado alto na cidade. Em média, de acordo com ela, são de um a três atendimentos diários desde a sala foi inaugurada no último dia 08 de março.

“Acho que o fato de divulgar a existência da sala em um local mais discreto pode também ter uma contribuição importante tanto para a revelação de novos casos quanto para que o combate a esse tipo de delito seja ainda mais efetivo. As mulheres se sentem mais à vontade sabendo que podem contar com pessoal capacitado e um ambiente acolhedor”, frisou a delegada. Ao falar sobre a média, Giovana Muller disse que infelizmente esse dado não está relacionado apenas com a questão da pandemia, mas a rastros culturais. “Temos um número elevado não só desses casos, mas também de violência sexual contra crianças e adolescentes e se formos agregar os números, aí  teremos valores absurdos. A questão sexual, essa violação que há aqui na nossa região é lamentável e precisamos acabar com essa cultura”, afirmou.

Tentativa de Feminicídio

O depoimento da Delegada vem exatamente no dia em que horas antes a Brigada Militar conseguiu impedir que a estatística fosse engrossada com mais um caso de feminicídio na cidade. O caso aconteceu durante madrugada em um quarto de hotel localizado no centro de Sant´Ana do Livramento. Segundo o boletim de ocorrência, os policias foram chamados pelo recepcionista do hotel depois que esse percebeu os gritos desesperados e os pedidos de socorro da vítima.

Ao chegar no andar referido, os policiais precisaram arrombar a porta e encontraram o agressor  investindo contra a vítima e este com um ferimento na altura da testa. O homem ainda tentou investir contra os policias que precisaram algemá-lo. Logo após, os policiais conversaram com a vítima que declarou que o homem tentou estrangulá-la antes da chegada da polícia. O individuo de iniciais R.A.S. de La V. foi levado para a DPPA e teve a prisão em flagrante determinada por tentativa de feminicídio.

 

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo