A coordenadora da Triagem Covid, Iana Haas, alertou, nesta quarta-feira (24), sobre a preocupação na quantidade de casos de Covid-19, que foram confirmados em Rivera. Nos infectados, foi encontrada a variante P1 do vírus, considerada uma das mais perigosas até o momento. Iana explicou que, pelo fato da fronteira ser seca, é muito provável que a nova cepa do vírus já esteja circulando entre os moradores dos dois países.
O movimento de pessoas procurando a triagem Covid tem aumentado gradativamente desde janeiro. Segundo Iana, mais de 60 atendimentos são feitos por dia tanto no centro de triagem como na Santa Casa de Misericórdia. “As respostas que a gente mais ouve quando pergunta por onde essas pessoas andaram são aglomerações, seja um evento de trabalho, aglomerações familiares e viagens de férias”, disse a Coordenadora de acordo com as estatísticas levantadas durante os atendimentos.
“Entre 40% e 50% dos exames analisados são positivos”, afirmou a Coordenadora após ter sido questionada sabre a quantidade de pessoa positivadas após buscarem o atendimento. Iana afirma que, mesmo com ela e outras pessoas da área da saúde fazendo vários alertas da situação desde janeiro, muitas pessoas ainda não se conscientizaram e começaram a dar a devida importância para o vírus.
O centro de triagem está em atividade das 8h até às 22h, o horário de pico no centro é na parte da manhã. Em 40 minutos após a abertura, sete pessoas já tinham sido atendidas no dia de hoje. Os requisitos para fazer o teste são ter o encaminhamento médico e estar no período correto para a realização da coleta.