dom, 23 de março de 2025

Variedades Digital | 22 e 23.03.25

Santa Casa deve abrir quatro novos leitos de UTI Covid

A ideia é ampliar até 10 vagas, na medida em que chegarem novos equipamentos
Os novos leitos de UTI Covid começam a ser preparados (Foto: Cedida)

A diretora da Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento anunciou, nesta segunda-feira (22), que o hospital deve disponibilizar já nos próximos dias quatro dos 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI Covid. A ideia é que, na medida que vão chegando os equipamentos, através de doações por empresários da cidade, os leitos serão ampliados.

“Estamos instalando, desde sexta-feira, os equipamentos que foram doados para fazermos a instalação na Santa Casa. Assim que tivermos quatro leitos, já vamos disponibilizar, embora a nossa meta, o nosso teto seja de 10 novos leitos UTI Covid. Teremos, a curto prazo, a condição plena de ter quatro leitos instalados. Esses leitos implicam em ter aproximadamente 15 equipamentos cada”, explicou a diretora Leda Marisa.

Na tarde de hoje, a prefeita Ana Tarouco (DEM) esteve vistoriando a ala que dará espaço ao integral atendimento de pacientes com coronavírus.  De acordo com a direção do Hospital, o principal entrave é a pronta entrega de equipamentos para compor um leito UTI. “Não temos a pronta entrega, então vamos abrindo aos poucos até completar os 10”, explicou Leda, destacando que a Santa Casa já tem uma demanda que supera esses leitos.

DOAÇÃO

Na semana passada, o Hospital recebeu uma série de doações para a constituição da UTI, entre elas R$ 120 mil doados pelos irmãos Pedro e Fernando Osório. “As doações já vinham crescentes, e após a doação deles, só aumentou”, disse Leda. Nos próximos dias também está prevista a ampliação de cinco novos leitos da enfermaria Covid. “É preciso que as pessoas evitem adoecer, pois, por mais que nós consigamos expandir a capacidade de internar pacientes, nunca será suficiente para atender a todos”, pontuou.

Com Gil do Vigor em Feirão, negociações de dívidas no país crescem 34% nos primeiros três meses do ano, segundo a Serasa

● Mutirão nacional bate recordes em fechamento de acordos, atendimentos e filas em São Paulo.
● 5,3 milhões de dívidas já foram negociadas somente no Feirão Limpa Nome. No Rio Grande do Sul já foram fechados mais de 232 mil acordos desde o início do Feirão.
● Atendimento especial 0800 para negociar dívidas bate recorde de procura.