Após trabalho em conjunto do Governo Municipal de Sant’Ana do Livramento, da direção do Hospital da Comeri, de Rivera, da Justiça Uruguaia, da Receita Federal brasileira e da Santa Casa de Misericórdia do Município, se viabilizou, na noite de sábado (20), o empréstimo de medicamentos do hospital uruguaio para realizar a intubação de pacientes no lado brasileiro.
Entre as drogas emprestadas à Santa Casa estão o neuro-bloqueador muscular Propofol e o sedativo Midazolam, as doses somam um valor de aproximadamente R$ 2.500,00. “Não dá para dimensionar a importância desses medicamentos para viabilizar que se mantenham vidas salvas e pessoas sejam intubadas e, desse modo, se mantenha um suporte técnico para se manterem lutando pela vida. Tenho um número de pessoas a agradecer, mas muito especialmente ao secretário municipal de Serviços Urbanos, Gean Alvez, que nos abriu algumas portas em Rivera, sensibilizou algumas autoridades, a direção da Comeri e um conjunto de pessoas que conseguiu viabilizar para a Santa Casa um número de medicamentos que vão manter os pacientes intubados, ou de inubar, caso haja necessidade”, afirmou a diretora geral do hospital, Leda Marisa.
Desde o fim da semana passada, a direção da Santa Casa já alertava para a falta dos medicamentos, e falava sobre a pressão pela falta dos insumos. “Nós não tínhamos mais condições de intubar pacientes, pois já não havia mais esses medicamentos”, completou Leda agradecendo a todos os envolvidos na ação.