seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Comeri empresta medicamentos de intubação à Santa Casa

Ação trouxe alívio para o hospital brasileiro que precisava manter pacientes intubados
Fotos: Reprodução Google | Marcelo Pinto/AP

Após trabalho em conjunto do Governo Municipal de Sant’Ana do Livramento, da direção do Hospital da Comeri, de Rivera, da Justiça Uruguaia, da Receita Federal brasileira e da Santa Casa de Misericórdia do Município, se viabilizou, na noite de sábado (20), o empréstimo de medicamentos do hospital uruguaio para realizar a intubação de pacientes no lado brasileiro.

Entre as drogas emprestadas à Santa Casa estão o neuro-bloqueador muscular Propofol e o sedativo Midazolam, as doses somam um valor de aproximadamente R$ 2.500,00. “Não dá para dimensionar a importância desses medicamentos para viabilizar que se mantenham vidas salvas e pessoas sejam intubadas e, desse modo, se mantenha um suporte técnico para se manterem lutando pela vida. Tenho um número de pessoas a agradecer, mas muito especialmente ao secretário municipal de Serviços Urbanos, Gean Alvez, que nos abriu algumas portas em Rivera, sensibilizou algumas autoridades, a direção da Comeri e um conjunto de pessoas que conseguiu viabilizar para a Santa Casa um número de medicamentos que vão manter os pacientes intubados, ou de inubar, caso haja necessidade”, afirmou a diretora geral do hospital, Leda Marisa.

Desde o fim da semana passada, a direção da Santa Casa já alertava para a falta dos medicamentos, e falava sobre a pressão pela falta dos insumos. “Nós não tínhamos mais condições de intubar pacientes, pois já não havia mais esses medicamentos”, completou Leda agradecendo a todos os envolvidos na ação.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem