O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (17) a data de início da Campanha de Vacinação contra a Influenza. As operações estão previstas para começar no dia 12 de abril e deve se estender até o dia 9 de julho. Segundo o Ministério, a expectativa é imunizar 79, 7 milhões de brasileiros, o que seria em torno de 90% dos grupos prioritários.
Raquel Levy, Coordenadora da Imunização em Sant’Ana do Livramento, disse que ainda não se sabe quantas doses do imunizante contra as influenzas o município deve receber. Neste ano a ordem de vacinação mudou e a imunização será realizada em três etapas.
Na primeira, que acontece de 12 de abril a 10 de maio, serão vacinadas crianças com idade entre 6 meses e 6 anos de idade, gestantes, puérperas, indígenas e profissionais da saúde. Já na segunda etapa, que acontece entre os dias 11 de maio e 8 de junho, idosos com 60 anos ou mais e professores poderão ser vacinados.
A terceira etapa, de 9 de junho a 9 de maio, é a vez dos demais grupos, como pessoas com deficiência permanente, forças armadas, caminhoneiros e funcionários do sistema prisional, por exemplo.
COVID-19
A vacinação contra a Covid-19 será mantida e deve ocorrer simultaneamente com a imunização contra a influenza. Entretanto, devido à falta de estudos sobre a aplicação das duas vacinas no mesmo período, o Ministério da Saúde orienta que haja um intervalo de, no mínimo, 14 dias entre as aplicações.