qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Vacinação contra H1N1 já tem data definida

Mesmo acontecendo junto com a imunização contra a Covid-19, os pacientes deverão aguardar 14 dias entre uma vacina e outra

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (17) a data de início da Campanha de Vacinação contra a Influenza. As operações estão previstas para começar no dia 12 de abril e deve se estender até o dia 9 de julho. Segundo o Ministério, a expectativa é imunizar 79, 7 milhões de brasileiros, o que seria em torno de 90% dos grupos prioritários.

Raquel Levy, Coordenadora da Imunização em Sant’Ana do Livramento, disse que ainda não se sabe quantas doses do imunizante contra as influenzas o município deve receber. Neste ano a ordem de vacinação mudou e a imunização será realizada em três etapas.

Na primeira, que acontece de 12 de abril a 10 de maio, serão vacinadas crianças com idade entre 6 meses e 6 anos de idade, gestantes, puérperas, indígenas e profissionais da saúde. Já na segunda etapa, que acontece entre os dias 11 de maio e 8 de junho, idosos com 60 anos ou mais e professores poderão ser vacinados.

A terceira etapa, de 9 de junho a 9 de maio, é a vez dos demais grupos, como pessoas com deficiência permanente, forças armadas, caminhoneiros e funcionários do sistema prisional, por exemplo.

COVID-19

A vacinação contra a Covid-19 será mantida e deve ocorrer simultaneamente com a imunização contra  a influenza. Entretanto, devido à falta de estudos sobre a aplicação das duas vacinas no mesmo período, o Ministério da Saúde orienta que haja um intervalo de, no mínimo, 14 dias entre as aplicações.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con