qui, 1 de maio de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Com o fim da Operação Golfinho, efetivo que se encontrava no litoral norte volta com atividades ostensivas programadas

Major Silveira, Comandante do 2° RPMon, comenta sobre possível volta da ROCAM e situação da Brigada Militar em meio à pandemia
Comandante do 2° RPMon, Major Silveira (Foto: Redação AP)

Nesta quarta-feira (17), o Comandante do 2° RPMon, Major Anibal Silveira comentou sobre os indicadores de ocorrência na cidade. Segundo o Major, a região se encontra em uma situação estável, os números ainda estão dentro do esperado. “Por óbvio que nós temos a situação de pandemia e temos menos pessoas nas ruas, podemos dizer que isso reduz os delitos, com todo esse trabalho e cenário, nós temos uma situação bastante tranquila na área da segurança pública na nossa região”, afirmou o Comandante.

Com o fim da Operação Golfinho, por haver um maior fluxo de pessoas no verão, uma parte do efetivo policial que se deslocou para o litoral norte do Estado, no mês de março já começa a retornar para às suas atividades na região. Segundo o Comandante, novas atividades serão implementadas com a volta do efetivo regional. “Ontem estávamos conversando a respeito de retomarmos às atividades de Rondas Ofensivas com Apoio de Motocicletas, a ROCAM ”, explicou o Major, ele também comentou que além da ROCAM, outras atividades ostensivas estão sendo planejadas.

BRIGADA MILITAR NA PANDEMIA

A Brigada Militar segue em trabalho conjunto do Município para manter as medidas sanitárias, seguindo as legislações Estaduais e Municipais. A instituição busca ajudar na redução dos índices e combater a pandemia que, segundo o Comandante, também é uma questão de ordem pública.

A respeito de efetivo contaminado pelo vírus Covid-19, o Major comentou o fato do falecimento do Tenente Coronel Ângelo Moreira em decorrência da doença. O Tenente Coronel Moreira foi médico da guarnição além de ter prestado outros serviços à comunidade militar e santanense. “Na data de hoje, a Brigada Militar está de luto… levamos os nossos sentimentos à família do Tenente Coronel”, afirmou o Comandante do 2° RPMon.

A instituição está mantendo um protocolo de cuidado desde o início da pandemia, todos os dias são adotadas medidas sanitárias como utilização de máscaras, higienização das viaturas, além do uso de álcool em gel, explicou o Comandante, segundo ele a Brigada Militar não parou de trabalhar um dia sequer desde o começo das medidas de distanciamento social, em março de 2020. No final do ano passado, a instituição contabilizava no seu efetivo, em média, oito a nove policiais afastados por infecção ou que tiveram contato com colegas portadores do vírus, já na data de hoje, com o pico de contaminação de casos, a Brigada Militar contabiliza entre 12 a 13 policiais na situação de afastamento, concluiu o Major.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa