qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Sala das Margaridas é inaugurada na DPPA em Livramento

Espaço contará com servidores especializados no atendimento de mulheres vítima de violência

A tarde desta terça-feira entra para a história da Polícia Civil em Sant´Ana do Livramento e para o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A Sala das Margaridas, um espaço reservado, discreto e acolhedor, estará a partir de agora à disposição das vítimas que precisarem procurar a Delegacia de Polícia para serem ouvidas em seus depoimentos ou efetuar denúncias. Em todo o Rio Grande do Sul, a cerimônia de lançamento aconteceu ainda na segunda-feira dia 08 de março, data que marca a passagem do Dia Internacional da Mulher. Na cidade, abreve cerimônia de apresentação do espaço contou com a presença da imprensa e de representantes da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

“A ideia é fazer com que este ambiente atenda às mulheres que muitas vezes chegam aqui com suas dores, sejam elas físicas ou morais e das mais diversas naturezas, tenham aqui, na Polícia Civil, muito mais acolhimento”, disse a delegada Regional da Polícia Civil Patrícia Sanchotene.

Para o presidente da Subseção da OAB em Sant´Ana do Livramento, Glenio Lopes, a meta é fazer com que a sala seja utilizada cada vez menos através da conscientização. “Gostaríamos nós que esta sala não fosse utilizada, mas sabemos que atualmente será diferente. Sendo assim, pensamos que essas pessoas fragilizadas agora tem dentro da DPPA um ambiente humanizado. A nossa gestão está de portas abertas e com foco em apoiar essas e outras medidas adotadas pela Polícia Civil”, afirmou ele. A Sala das Margaridas fica localizada em um ambiente separado e que garante total privacidade às mulheres no momento do atendimento que assim, passa a ser personalizado e diferenciado. As salas abertas terão servidores capacitados para prestar o atendimento e preparados para atuar especificamente com a demanda que se apresenta. “É com muita alegria que inauguramos essa sala por que foi uma luta que iniciou juntamente com a OAB para trazer esse espaço para cá. Foi uma junção de fatores que fizeram esse espaço acontecer, o que me deixa muito satisfeita. Todas as melhorias, não apenas na Sala das Margaridas, mas no prédio que conseguimos fazer, nos dão a capacidade de cada vez atender cada vez mais a comunidade. As mulheres vítima de violência precisam agora saber que terão este local à sua disposição com plantonistas que passaram por treinamento e estão preparados”, disse a Delegada Giovana Muller. Atualmente no Rio Grande do Sul, são 32 Salas das Margaridas, o que supera o número de delegacias especializadas.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo