sex, 5 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Humildade x Ostentação

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

A humildade é a qualidade que mais aprecio no ser humano. Meus maiores ídolos, na vida e na profissão que exerço, são pessoas recatadas, dotadas de grande talento para transformar fatos corriqueiros em excelentes reportagens. Outros fazem da vida um permanente exercício de solidariedade.
“Ser humilde com os superiores é obrigação, com os colegas é cortesia e com os inferiores é nobreza”, dizia Benjamin Franklin, num frase lapidar que resume a grandeza dos que cultivam esta qualidade. Ao longo do tempo o conceito de humildade foi distorcido como tantas outras virtudes que motivavam as pessoas.
Hoje, o humilde é ser trouxa. Na era da ostentação é preciso “aparecer a qualquer custo”, como mostram postagens de cenas íntimas do cotidiano, como ir ao banheiro. Neste clima o conhecimento é ferramenta para a arrogância, típica de quem não ignora a diferença entre o saber e a necessidade de humilhar.
A escassez da humildade serve para que eu valorize ainda mais meus ídolos. Eles preferem fazer ao invés de aparecer. Ao longo deste período de alquimia, onde a ciência é usada de argumento para decisões sem qualquer resultado eficiente, descobrimos inúmeras pessoas que praticam o bem de forma anônima.
Como em tudo na vida, estas atitudes também tiveram “o outro lado”. Oportunistas não perderam a chance de promover ações para angariar todo tipo de material – de cestas básicas a máscaras, passando por tubos de álcool gel -. Ao invés de manter estas ações, tão logo a pandemia tornou-se notícia banal, eles terminaram as campanhas beneficentes. A maioria turbinou as redes sociais para autopromoção, jogando confetes em si mesmos, como se ajudar a quem precisa fosse um favor.
O confinamento, o medo, a insegurança e o desconhecido desmascararam o ser humano. São tempos duros, implacáveis com os que lutam para sobreviver. Empatia virou termo da moda, incapaz de inocular o vírus da bondade naqueles que não pensam em nada além do seu umbigo.
O que ainda terá de acontecer para que possamos refundar uma humanidade solidária? A crise é mundial está em todos os lugares, mas muitos são imunes à solidariedade. Sejamos, sempre, humildes. Afinal, até o sol, com toda a sua grandeza, se põe para deixar a lua brilhar.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos