dom, 7 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Jovens santanenses incorporam na 2ª BIA AAAE

Na manhã desta segunda-feira, dia 1º de março, os ainda conscritos da 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia AAAe) foram submetidos a um teste rápido da COVID-19 para verificar o estado de saúde dos mesmos, a fim de evitar a propagação da doença.
Na parte da tarde, foi realizada a solenidade de incorporação dos sessenta e sete novos recrutas da subunidade, que integrarão o Efetivo Variável da Organização Militar (OM). Em razão das medidas sanitárias preventivas à pandemia do coronavírus, a solenidade foi restrita, sem a presença de convidados.
Acompanhado pelo conscrito mais novo entre os incorporados, o Comandante da Subunidade, Capitão Alan Carlos Alexandre Pereira, realizou a abertura do Portão das Armas, ato que simboliza o início do Serviço Militar Inicial. Ao entrarem em forma, os novos recrutas já vestiam o uniforme verde-oliva, que passarão a envergar durante o período em que permanecerem na OM.
Após entoarem o Hino Nacional Brasileiro, foi realizada a leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército e, ao fazer uso da palavra, o Capitão Alan Carlos destacou a importância dessa nova fase e o compromisso cívico que os mesmos terão com a Pátria e com a sociedade brasileira.
Por fim, a tropa desfilou em continência ao Comandante da Bateria.
?: Cb DOUGLAS.

Oposição alerta: Brasil não é Irã e não pode seguir rumo à corrida nuclear

A Oposição recebe com enorme preocupação e indignação a declaração feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de que o Brasil “pode precisar de defesa nuclear, caso o mundo continue como está”. O Brasil é signatário do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e, ao longo de décadas, construiu uma posição internacional sólida de utilizar a energia