No primeiro final de semana de bandeira preta em todo o território do Rio Grande do Sul, os órgãos de fiscalização tiveram uma grande demanda de denúncias. Como parte da operação Te Cuida RS, desencadeada em conjunto com o novo decreto, Brigada Militar e as equipes da Fiscalização do Comércio do Município trabalharam em conjunto fiscalizando e atendendo denúncias feitas através dos canais oficiais. Na noite deste sábado (27), por exemplo, uma festa foi encerrada em uma casa no Parque das Águas, com cerca de 20 pessoas.
Além de outras averiguações em diversos pontos da cidade. Já no domingo (28), o foco foram os espaços públicos, que também estavam com a permanência restrita, de acordo com o decreto do Governo do Estado. O documento liberava apenas a circulação de pessoas, para a realização de exercícios, por exemplo. Diferente do que foi constatado no Lago do Batuva ao longo da tarde. Diversos automóveis que estavam estacionados na praça foram orientados a deixar o local, bem como em outros pontos da área.

Na localidade conhecida como Marrecas, ainda no Batuva, a Fiscalização constatou a presença de cerca de 60 pessoas em mais de 15 automóveis. Além de um grupo de pessoas que estava pescando e outros que circulavam a bordo de motos náuticas. Todos foram orientados a deixar o local. De acordo com Luan Moreira, Chefe da Fiscalização, foi um final de semana com grande demanda de denúncias. Ainda em sua fala, Moreira também pediu para que as pessoas que desejam fazer denúncias sejam sucintas, tendo em vista que as equipes possuem apenas uma linha de telefone para o serviço. O Chefe da Fiscalização também pediu para que denúncias de perturbação e desavenças entre vizinhos sejam encaminhadas à Brigada Militar. O telefone para denúncias de descumprimento do decreto é: (55) 9 8453-7180.