qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Retorno às aulas nas escolas particulares de Sant’Ana do Livramento

Nesta semana, o retorno presencial foi gradual para o Ensino Infantil, Fundamental e Médio

Na segunda-feira (22), as escolas particulares de Sant’Ana do Livramento iniciaram as aulas de forma gradual obedecendo aos protocolos de segurança contra a Covid-19. A capacidade de alunos no ensino presencial foi definida de acordo com o distanciamento de no mínimo um metro entre os estudantes dentro e fora da sala de aula.
A diretora geral do Colégio Santa Teresa de Jesus, Bruna Prates Bittencourt Braz, salienta que só foi possível a reestruturação e a readaptação dos alunos devido à parceria significativa entre a escola e os pais. “Além da necessidade de adequação às regras de protocolo, vamos juntos reaprender a conviver em meio à pandemia”, afirma Bruna.
Ainda durante a semana, a escola recebeu 400 alunos desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio divididos em dois turnos. Os alunos que permaneceram em casa, assistiram as aulas de forma simultânea pela plataforma online Microsoft Teams.
Com a suspensão da cogestão no modelo do distanciamento controlado, o Estado do Rio Grande do Sul passou a ser regido pela bandeira preta. O decreto permite ensino presencial apenas para escolas de Ensino Infantil e turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. O restante dos anos escolares, assim como Ensino Superior, só podem funcionar de forma remota pela orientação do Governo do Estado.
A Direção do Colégio Santa Teresa de Jesus emitiu comunicado oficial informando que continuará as aulas presenciais para Ensino Infantil e turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental respeitando os protocolos conforme já realizado nessa semana.

Ensino Superior

A Universidade da Região da Campanha (URCAMP) informou em comunicado oficial que as aulas iniciaram de forma remota em 22 de fevereiro, com previsão de retorno da forma híbrida escalonada a partir de 29 de março.

 

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con