sáb, 26 de outubro de 2024

Variedades Digital | 19 e 20.10.24

Zona segura, antídoto para o crime

Tenente-Coronel Zucco
Deputado estadual/PSL

O uso de câmeras de videomonitoramento constitui um avanço que revolucionou a segurança pública. Além de identificar os marginais em tempo real permite recuperar os bens subtraídos, principalmente veículos. Esta tecnologia, no entanto, não evitava o trauma sofrido pelas vítimas, fazendo com que o cidadão sinta-se invadido, humilhado e vilipendiado em sua dignidade.

Recentemente estive em Tramandaí com o prefeito Major Gauto para colocar em funcionamento o sistema de monitoramento denominado Zona Segura. Consiste na identificação, com luzes piscantes e avisos sonoros, das câmeras de videomonitoramento. Objetivo é devolver ao cidadão espaços públicos tomados pelos bandidos. O projeto também já foi implantado em Lajeado e outras 20 prefeituras já manifestaram interesse.

Em poucas palavras, o projeto Zona Segura é a presença do Estado para evitar o crime, antecipando-se à ocorrência, protegendo o cidadão-vítima. Uma das bases é o chamado “efeito mariposa” que leva as pessoas a ocupar lugares iluminados. Já os marginais preferem o anonimato da escuridão para se valer do fator surpresa para fazer vítimas.

A identificação dos lugares prevê o reforço da proteção às câmeras de vídeo. Em algumas cidades foi possível registrar uma redução de 43% a partir da adoção do sistema. Em Londres, uma das pioneiras, o sistema resultou em significativa redução dos índices de violência.

O projeto Zona Segura prevê o emprego de diferentes cores de luzes de advertência e de sons de acordo com as circunstâncias. Pode servir de alerta para ocorrências policiais registradas na proximidade ou servindo de aviso para o cidadão ao denunciar a presença de malfeitores a partir de uma central para onde convergem as imagens.

APESAR DOS PESARES, SOMOS TODOS SERES HUMANOS?

Buenas! O mundo anda tão complicado, não é mesmo? Eu sei, todo mundo sabe, não precisava o mundo nos lembrar dia sim dia também de nossa finitude e de sua indignação com nosso comportamento. Ainda assim, penso que temos mais a comemorar do que lamentar. Gostaria, sinceramente, de falar da viagem que fiz para Buenos Aires, 15 anos depois da

Morning Express

✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 8 n° 2897 Dia 25 de Outubro de 2024, Sexta-Feira DATAS COMEMORATIVAS Dia do Dentista Dia do Engenheiro Civil Dia do Sapateiro Dia Nacional da Democracia Dia Nacional da Saúde Bucal Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo Dia Internacional dos Artistas Dia Mundial da Ópera Dia Mundial do Macarrão