Eleitora envia e-mail diariamente para Deputados Federais mais votados no município
A dona de casa, Miriam Moreira de Oliveira, de 58 anos, artesã, brasileira, também naturalizada uruguaia, preocupada com a situação crítica do único hospital que atende pelo Sistema único de Saúde (SUS) em nosso munícipio decidiu pedir auxílio ao Poder Público através dos deputados federais.
Miriam teve a ideia de contatar os deputados federais mais votados nas últimas eleições, para que eles soubessem da situação da Santa Casa pois, segundo ela, os candidatos vêm aqui somente na época das eleições, conseguem os votos, depois não vêm mais.
A campanha surgiu em uma das conversas descontraídas do programa Resenha Livre no Facebook do grupo A Plateia. “Então, eu ouvindo o Resenha, sempre ouço que as pessoas teriam que cobrar mais dos políticos que votaram”, diz Miriam. Inicialmente, ela pediu auxílio somente ao deputado federal em que ela e sua família votaram, obtendo prontamente retorno do mesmo.
A eleitora realizou uma pesquisa a respeito dos deputados federais que foram mais votados aqui no município. Assim começou a primeira etapa do projeto que se intitula “Livramento te espera” que compreendeu a busca incessante pelos contatos dos políticos na internet, mas encontrou muitos problemas, como cadastros inexistentes e telefones que não existem.
Os e-mails são enviados diariamente desde o dia 26 de janeiro deste ano, sempre entre um trabalho e outro, em seu computador, na sala de artesanatos que é o local de trabalho da artesã. O texto é simples e vem com o pedido de ajuda da leitora, conforme descrito:
Boa tarde, meu nome é Miriam Moreira, sou de Sant’Ana do Livramento, estou entrando em contato com o senhor, pois a Santa Casa da minha querida Sant’Ana do Livramento está um caos, funcionários em greve, aqui é o único hospital que atende o SUS, por isso precisamos de ajuda. Como o Senhor teve mais de mil votos, pensei em escrever para saber se pode fazer alguma coisa pela Santa Casa. Não sou política, sou uma dona de casa preocupada. Desde já agradeço e espero ter algum retorno.
Buscando descartar a situação da Fronteira no cenário estadual e nacional, Miriam afirma: “Eu quero que pelo menos as pessoas saibam que juntos podemos fazer mais e que nossa voz chegará mais longe”.