seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Bastidores com Edis Elgarte

Plano de gestão

Caso dependa só da vontade da Prefeita Ana Tarouco, a atual administradora da Santa Casa, Leda Marisa, vai ficar no cargo até concluir o processo de encaminhamento da recuperação econômico-financeira do hospital. Esta semana, Leda ganhou um suporte técnico imprescindível para esse trabalho: a nomeação, para o cargo de gestor do sistema integrado, do especialista em sistemas e processos hospitalares Abílio Machado, que possui larga experiência na área e terá a missão de ajudar a diretora na implantação do plano de recuperação que pretende, num prazo de 48 meses, entregar à comunidade um hospital enxuto, financeiramente equilibrado e em condições de caminhar com as próprias pernas. Isso, óbvio, vai exigir alguns remédios bem amargos, que a nova Gestão acredita não comprometerão a qualidade do serviço prestado pela Santa Casa. Experiente na função e também com o suporte de um grupo especializado de gestores, técnicos e até médicos, do qual faz parte, Abílio já assumiu o posto ao lado de Leda Marisa.

 

 

Novos caminhos

Diante de tantas demandas para resolver no município e consciente de que são muito escassos os recursos, o vereador Duda Amaral tem buscado alternativas, através da criatividade e união de forças com outras autoridades, para o encaminhamento das melhorias esperadas pela comunidade. Esta semana, ele manteve reunião com o prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto, discutindo uma parceria para arrumar a estrada do Upamaroty até o Ponche Verde com recursos do Governo Federal, e na sequência esteve com o deputado federal Afonso Hamm, numa conversa que viabilizou a destinação de recursos na ordem de R$ 480 mil para a aquisição de uma escavadeira hidráulica e uma retroescavadeira para a Secretaria de Agricultura, que deverão ser liberadas para o município assim que se conclua o processo correspondente. Esta semana, o vereador esteve também com o Presidente do IPE Saúde, Marcus Vinícius (foto), para discutir uma parceria que permita agilizar os atendimentos em Livramento.

Olhar para a reconstrução

Em meio a todo clima de prevenção à pandemia do novo coronavírus, a atitude corajosa do Governo Municipal de falar na retomada do carnaval na fronteira é um sinalizador claro de que a nova Administração não quer se resignar à necessidade do “secar gelo”. Mesmo as ações indispensáveis de tapar buracos, limpar a cidade e os prédios públicos, cuidar o trânsito, recuperar estradas, enfim, não podem esgotar em si a missão final de um Governo. A Prefeita Ana Tarouco dá indicações claras de que quer e vai além, criando veias para a entrada de dinheiro novo nos Cofres Públicos para fazer frente às obrigações da manutenção e de investir em novos mecanismos de desenvolvimento. O carnaval, assim como vários outros eventos populares, é um meio para aquecer e fazer girar a economia, mantendo a comunidade ativa, gerando cada vez mais novos empregos e renda e, no fim das contas, gerando impostos para os Cofres Públicos, de onde saem os recursos para a saúde, para a Santa Casa, para a educação, para a recuperação das estradas, para melhorar e pagar salários mais justos e em dia para o funcionalismo… A empolgação da Prefeita, que nesta semana participou de “live” promovida pela Liga das Escolas de Samba para debater a organização do carnaval para 2022, é semelhante a que ela demonstra quando fala em criar uma nova realidade para o hospital Santa Casa, como novas fontes de recursos para equilibrar as contas. Cuidar o presente mas olhar lá na frente.

Tem samba na net

Para anotar na agenda: na próxima segunda-feira, às vésperas do que normalmente seria o feriado de carnaval, a Liga Independente das Escolas de Samba – Liesa promove a grande “Live do Carnaval de 2021”, com as participações de músicos, ritmistas e passistas das escolas de samba locais. A presidente da entidade, Denise Toledo, explica que foi a forma encontrada pelas entidades carnavalescas para não deixar passar em brancas nuvens a maior festa popular brasileira. A “live” será transmitida direto do Parque Termal Amsterland, a partir das 21 horas.

 

Carnaval em Livramento

Para o grande número de fronteiriços que gostam da maior festa popular do planeta, o grupo A PLATEIA reprise neste fim de semana os desfiles das escolas de samba de Sant’Ana do Livramento no Carnaval Internacional de 2015. Serão dois dias de “desfile”, pela TV A Plateia, a partir das 21 horas. Neste sábado, o projeto, coordenado por Marcelinho Pinto, reprisará os desfiles da noite de 7 de março de 2015, e no domingo os desfiles da noite de 8 de março. Foi o último ano de carnaval em Livramento, quando a escola de samba A.S. Mocidade Alegre levantou o troféu de grande campeã.

 

 

 

 

Confira a programação da casereada no galpão da Praça General Osório

A Associação Tradicionalista de Sant’Ana do Livramento (ATSL) promove de 15 a 19 de setembro a Casereada Artística e Cultural, evento que integra a programação da Semana Farroupilha 2025. A iniciativa, com entrada gratuita, acontecerá no Galpão da Praça General Osório e tem como objetivo celebrar a cultura, a arte e a tradição gaúcha. A programação inclui uma variedade de

“Pescó” un cohete militar en el arroyo Mangueras en Rivera

Un insólito hecho se registró en horas de la tarde de este pasado sábado 13 de setiembre en el departamento de Rivera. Según información periodística que posee A Plateia en español, en dicha ocasión un hombre se encontraba pescando en el arroyo Manguera, ubicado a la altura del kilómetro 72.200 de Ruta 28 en el interior del departamento de Rivera,