seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Santa Casa pode receber mais 10 leitos para a ala de saúde mental

Santa Casa (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Ao longo desta semana, a possibilidade de uma eventual ampliação na ala psiquiátrica da Santa Casa começou a ser ventilada nos bastidores. Para entender melhor a situação e também os benefícios da oferta de novos leitos, a Reportagem do jornal A Plateia procurou a secretária da Saúde de Sant’Ana do Livramento, Caroline Gomes.
Quanto ao tema, Caroline disse que a demanda é antiga. “Essa ampliação, por ser enfermeira psiquiátrica, eu já sei há tempos que existe. Eu era enfermeira da Santa Casa e há muito tempo a gente quer aumentar”. A atual secretária, que também já coordenou a ala psiquiátrica do hospital, disse que além de processos burocráticos, outras adequações serão necessárias. “Há muito tempo a gente vem pleiteando esses leitos, mas existe toda uma estrutura que ela tem que ser montada para que a gente possa receber e serem aprovados esses leitos para nós”.
Ainda em sua fala, a Secretária disse não saber a natureza dos leitos, pois esteve afastada por motivos de saúde, entretanto, existem duas opções, ou estaduais ou federais. Perguntada sobre a importância dos eventuais novos leitos, Caroline afirmou que a ampliação seria de grande importância para a saúde pública santanense. “Saúde mental em Sant’Ana do Livramento a gente sabe que é um setor que tem uma demanda bastante intensa e que a gente precisa de mais leitos psiquiátricos com certeza. Seria muito importante, a gente sabe das dificuldades da Santa Casa, que tem várias outras coisas que dependem para que essa ampliação seja feita”. A Secretária ainda completou dizendo: “Estrutura física, pessoal, enfim, não é simplesmente abrir, a gente precisa de médicos, técnicos de enfermagem, equipe multidisciplinar que atendem esse pessoal”, pontuou.
Atualmente o sanatório conta com 14 leitos destinados à essa especialidade, com a ampliação seriam 24 vagas disponíveis.

Seminário Resgata a História dos Lanceiros Negros no RS

Porto Alegre (RS), 18 de setembro de 2025 – A sede do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), localizada na Rua Sete de Setembro, 388, será palco nesta quarta-feira, às 14h, do Seminário Lanceiros Negros. O evento visa valorizar e resgatar a memória dos soldados negros que lutaram na Revolução Farroupilha (1835–1845), frequentemente esquecidos pela