qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Lei Aldir Blanc tem prazo prorrogado até dezembro de 2021

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer aguarda novas orientações do Governo Federal

Conforme nota pública divulgada nas redes sociais da Prefeitura Municipal, nesta terça-feira (2), os recursos destinados da primeira fase da Lei Aldir Blanc que se encerrou em dezembro de 2020 foram distribuídos de forma descentralizada e foram integralmente utilizados nos dois editais lançados.

A segunda fase contempla a prorrogação do uso dos recursos da Lei para até dezembro de 2021. Para esta nova fase serão publicados editais de acordo com a orientação da Secretaria Especial da Cultura que emitirá novo comunicado orientando especificamente o processo de distribuição dos recursos.

A secretária Sandra Pontes esclarece que são necessárias novas orientações para a liberação do recurso para este ano e que não existe cadastro reserva ou suplentes da primeira fase da distribuição do recurso.  Mais informações, podem ser obtidas diretamente na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer pelo telefone (55)3968-1041.

Segundo o Governo Federal, a Lei Aldir Blanc, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em junho deste ano, garantiu uma renda emergencial a profissionais do setor cultural, como artistas, contadores de histórias e professores de escolas de arte e capoeira, paga por meio dos governos estaduais em três parcelas mensais de R$ 600.

Ao todo, já foram transferidos cerca de R$ 3 bilhões para estados e municípios auxiliarem os pequenos artistas e espaços culturais. Cerca de 700 mil trabalhadores foram beneficiados em 2020. Fonte: https://www.gov.br/pt-br

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con