qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Governo do Estado mantém Curso Normal noturno no Liberato

Após significativa mobilização, alunos, professores e equipe da Instituto Estadual de Educação Professor Liberato Salzano Vieira da Cunha, o Governo do Estado anunciou que deve manter as aulas do turno noturno. Há pelo menos uma semana a justificativa apresentada era de contenção de custos para o Estado. Caso mantida, a decisão obrigaria os alunos que já estavam matriculados na noite a estudar no período da tarde. O que resultaria em diversas oportunidades perdidas, visto que muitos dos alunos trabalham ao longo do dia.
De acordo com a diretora da escola, Dirce Rubim, este era o ponto principal da situação. “Nossa preocupação era o atendimento a este público alvo que já vinha obedecendo a um edital, tinha se inscrito para a realização de um curso noturno. E aqueles que já estavam frequentando e haviam iniciado no noturno, como passariam agora para o turno da tarde? Isto praticamente inviabilizaria a continuidade desse curso. Seria quase como bater de martelo para fechar as portas”, observou.
A medida foi revertida através de uma conversa com a secretária adjunta de Educação do Rio Grande do Sul, Ivana Flores. A visita foi feita por professores, alunos, os vereadores do PT Dagberto Reis e Leandro Ferreira e também representações do CPERS Sindicato. “Eles entenderam a legitimidade da solicitação da escola. Até mesmo porque nós levamos comprovação de que havia um público grande frequentando este curso à noite. São turmas numerosas e até mesmo a organização do turno da tarde ficaria complicada. […] São turmas com aproximadamente 30 alunos cada uma”, explicou a diretora.
Agora, segundo Dirce, o momento é de festa. “Estamos comemorando a vitória. É uma vitória, não só da escola, mas da comunidade, porque a comunidade se mobilizou junto aos professores, junto a representações políticas do município, fomos até Porto Alegre e somos vitoriosos nesta luta. […] Isto (a decisão de encerrar as turmas) vem de encontro às necessidades do nosso público, do cidadão que tem direito ao estudo, sim, a uma formação”, comentou.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con