sex, 5 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Equipe reduzida e falta de maquinário prejudica a limpeza urbana

O pasto alto em muitas ruas e canteiros e a limpeza de praças e parques têm sido uma demanda recorrente da população à prefeitura municipal que por meio da equipe de Serviços Urbanos está atacando as demandas mais urgentes neste primeiro momento. É bem verdade que o calor e a umidade contribuem para o crescimento mais rápidos das plantas que acabam se desenvolvendo quase que como em um efeito estufa.
Dentro deste cenário, a prefeitura e a Intendência de Rivera após várias reuniões, formaram uma equipe binacional para a limpeza da linha divisória com funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos e da Divisão de Higiene da Intendência. A limpeza iniciou nesta semana passando pela Avenida Tamandaré, João Pessoa, 33 Orientales, Paul Harris, Baltazar Brum, finalizando no canteiro central da Avenida Tamandaré na frente do DAE. Esta equipe fará o serviço de forma permanente a fim de manter o local sempre limpo.
Outra demanda da população é com a limpeza dentro do cemitério municipal de Livramento que atualmente apresentava vegetação bastante alta, lixo e grama entre as calçadas do local. Sobre este assunto, o secretário Dilmar Rodrigues diz que o trabalho de limpeza no local irá começar em breve. “Eu estou com pouca gente para fazer a limpeza dentro do cemitério. A gente estava fazendo um cronograma com praças também, tem um cronograma pra auxiliar as outras secretarias em relação aos prédios públicos, que estavam totalmente abandonados. Então, eu tive que montar três frentes de trabalho em relação a isso”.
O Secretário também completou dizendo que o temporal de algumas semanas atrás causou estragos e gerou uma nova demanda de serviço, com podas, remoção de galhos e limpeza de bueiros. “A gente teve que fazer outra frente para não prejudicar as pessoas”. Após essa demanda ser finalizada, o que deve acontecer em breve, segundo Pereira, serão os trabalhos no cemitério que devem iniciar. Agora, o Secretário destaca o trabalho que está sendo feito ao longo da linha divisória onde, com o apoio da Intendência de Rivera, as equipes estão realizando cortes de grama e a revitalização de marcos divisórios. “Isto demanda muita gente e maquinário apropriado”, comentou Pereira.
Já o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Jean Perez, comenta ainda que foi feita uma grande limpeza na casa de David Canabarro que estava em péssimas condições de conservação. “ Nós estivemos ali no local cortando a grama e fazendo a limpeza. Além disso, as equipes estão atuando nas ruas. O trabalho de limpeza do Parque Internacional deverá iniciar na próxima semana com o auxílio dessa equipe binacional.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos