ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Pagamento de salários e uma saída para a Santa Casa estão entre as prioridades da prefeita

Ana Luiza Tarouco (DEM) explica que Prefeitura ainda estuda como repassar recursos para quitar folha salarial

A quarta-feira (27) foi de inúmeros movimentos relacionados à Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento. A ventilação do nome do ex-administrador da Santa Casa de Caridade de Bagé, Henry Ribeiro Ritta, para gerir a instituição de saúde santanense caiu como a grande novidade da semana. O nome de Ritta não é por acaso, ele participou de uma reunião com a prefeita Ana Tarouco (DEM), na manhã desta quarta. Ela garante que ainda não há nada definido com relação a uma parceria tanto com o médico quanto com uma suposta empresa de auditoria e gestão dele.

A democrata viajou no fim de semana passado e retornou somente na metade dessa semana. “Eu estive em diversas cidades, conhecendo a realidade de alguns hospitais e tratando de possibilidades para a nossa Santa Casa”, contou. Tarouco explicou que, apesar de ter se reunido com Henry Ritta, não tem nada fechado com o médico e que qualquer construção será feita aos poucos.

PAGAMENTO DE SALÁRIOS

Entre as prioridades da atual gestão é com o pagamento dos salários. Para a prefeita, a preocupação é pagar os salários do mês. “Estão entrando recursos todos os duas na Prefeitura, estamos fechando as contas para poder repassar recursos”, explicou.

Além de pagar os salários, é necessário organizar a casa para que os atrasos não aconteçam novamente. Segundo Ana, entre as ideias é que a Santa Casa possa oferecer mais serviços para equilibrar as contas. “Tudo isso vai ser conversado e construído aos poucos e com a comunidade”.

Os trabalhadores estão em greve desde segunda-feira (25). Foto: Matias Moura

APA do Ibirapuitã promove palestra esclarecedora a produtores rurais de Quaraí

Evento buscou fortalecer o diálogo entre comunidade rural e órgãos ambientais, com foco na conservação e uso sustentável do bioma Pampa. A Área de Proteção Ambiental (APA) do Ibirapuitã realizou, na localidade do Paipasso, em Quaraí, uma importante palestra voltada aos produtores rurais do município. A atividade teve como objetivo esclarecer e orientar a comunidade sobre as diretrizes, finalidades e

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que