ter, 22 de julho de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.07.25

Agora é greve. Em assembleia, funcionários da Santa Casa decidem parar na segunda-feira

Foto: Marcelo Pinto/AP

Sem acordo e sem perspectiva. Este é o quadro atual quando o assunto é pagamento dos salários dos funcionários da Santa Casa de Misericórdia. Diante da situação, e após receber uma proposta de pagamento de apenas 50% dos salários e sem posicionamento sobre o pagamento dos vales-alimentação, durante assembleia geral da categoria realizada no início da tarde da última quinta-feira, a decisão, por unanimidade, é pela greve.
Durante a assembleia que reuniu o maior número de trabalhadores nos últimos cinco anos, foi relatado pelo presidente do Sindisaúde – Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Sant´Ana do Livramento, Silvio Madruga, que a direção não havia acenado com outra proposta diferente de pagamento parcelado. Revoltados, os trabalhadores abriram mão da negociação e declararam o seu desejo de entrar em greve até que os salários sejam pagos em sua totalidade. Segundo Madruga, a categoria é soberana e sua decisão será acatada na integralidade. “Estamos aqui, novamente, expostos para tentar resolver a situação da categoria. É lamentável ver colegas padecendo com suas contas atrasadas enquanto a proposta apresentada não alcança a expectativa”, exclamou durante a assembleia.

Foto: Marcelo Pinto/AP

Contraproposta

Ainda durante assembleia, a atual diretora geral da Santa Casa de Misericórdia expôs aos trabalhadores a atual situação e possibilidade de pagamento. “Preciso ser absolutamente transparente com todos vocês. Nossa ideia era fazer o pagamento linear de 50% dos salários para todos, funcionários e médicos, porque temos apenas R$ 1 milhão e 36 mil reais para tanto. Com este recurso, não conseguimos acatar o pedido, justo, de pagamento integral. Estou tentando ser o mais justa possível com todos, diante da mínima possibilidade”, afirmou ela. De acordo com Leda Marisa dos Santos, uma nova tratativa seria feita junto ao Executivo, mas com extrema dificuldade. A diretora lembrou aos trabalhadores que a Santa Casa não tem mais nada a receber do Município, nem do Estado e tampouco da União, ou seja, os repasses estão em dia. “Nós já temos recebido adiantamentos para poder cumprir com alguns compromissos, o que nos coloca em uma situação realmente muito delicada”, afirmou.

Foto: Marcelo Pinto/AP

Executivo

Na manhã de sexta-feira, a direção do Sindisaúde esteve reunida no Palácio Moisés Viana, sede do governo municipal, com a prefeita Ana Tarouco e o vice, Evandro Gutebier. Na pauta, a posição do governo diante da crise financeira da Santa Casa. Segundo o presidente do Sindisaúde, nenhuma nova proposta com a intenção de demover os trabalhadores sobre sua decisão foi apresentada pelo governo. “Não recebemos propostas. Ouvimos da prefeita tudo o que já tem sido dito nos últimos dias, ou seja, que será um governo de técnicos e que são sabedores das necessidades. Sobre pagamento, possibilidades, não tivemos novidades, ou seja, desta maneira está sim mantida a decisão da categoria sobre o início da greve na próxima segunda-feira”, explicou Silvio. Ainda de acordo com ele, a prefeita foi notificada da decisão ainda durante o encontro que iniciou por volta das 7h30 da manhã de sexta. Procurada pela reportagem para expor a posição da Secretaria de Saúde do Município, a secretária de Saúde Caroline Alvez Gomes disse apenas que os recursos já foram todos repassados para o hospital. “Estamos empenhados para uma resolutividade. Estamos engajados nessa questão. Mas, sabemos que essa situação vem de anos e estamos há apenas 20 dias e desde o início em função de como viabilizar uma instituição que vive em déficit há anos”, afirmou.

Empresas gaúchas participam de rodada de negócios com comitiva de Singapura

Promovida pela Invest RS, atividade visa ampliar as relações comerciais já consolidadas com o país asiático Publicação: 22/07/2025 às 16h46min   A Invest RS, agência de desenvolvimento do RS que atua em cooperação com o governo do Estado, promoveu uma rodada de negócios entre empresas gaúchas e a comitiva de Singapura, liderada pelo embaixador não residente de Singapura no Brasil, Sam

Pagamento de dívidas com Pix cresce 44% na região Sul, revela Serasa

• Levantamento da empresa aponta que 1,3 milhão de sulistas negociaram dívidas com Pix nos últimos 12 meses; • Pagamento via Pix possibilita baixa da negativação instantânea e aumento do Serasa Score na hora.   Julho de 2025 – Já consolidado como parte da rotina e das transações financeiras diárias dos brasileiros, o Pix também tem ganhado destaque como meio