qui, 24 de julho de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.07.25

A ignorância é um castigo ou uma dádiva?

Muitos preferem viver na ignorância.
Tem lá o seu lado positivo. Se eu não sei, não me afeta. Ou, também posso usar como argumento: ah, mas eu não sabia, ou “disso eu não entendo”, me eximindo da responsabilidade. Ainda tem aquele lado da ignorância ou do fingimento: faço de conta que a situação, ou a pessoa e sua atitude, não existe ou não é exatamente tão má ou ruim como as pessoas dizem ou querem mostrar. Como é o caso de muitos pais desculpando os erros de seus rebentos.
Tem lá o seu lado negativo – ou muitos lados negativos: não tenho a chance de escolher o que é melhor para mim. Não tenho a chance de me defender dos mais “vivos”. Não tenho a oportunidade de conhecer outros mundos, mesmo sem sair da minha casa.
Também pode acontecer a alegoria da caverna, de Platão. Viver nas sombras e quando alguém nos mostra o caminho da luz, não acreditamos porque nosso mundo é muito limitado e então, para acabar com a ameaça, matamos o mensageiro. Mudando para a nossa realidade local: a vaca tem carrapato? Matamos a vaca para acabar com o carrapato!
Pior do que a turma que prefere viver na ignorância é a turma do “sempre foi assim”, afinal, para que mudar? Sempre foi assim.
E então, ficamos dentro da caverna e depois matamos o mensageiro ou vamos à luta?

Buscan a hombre denunciado como ausente en Rivera

Las autoridades policiales solicitan la colaboración de la población en general para ubicar a, César Daniel González Nogueira, uruguayo de 34 años de edad. Según indica la denuncia policial radicada, González Nogueira se ausento de la zona de barrio Santa Teresa el pasado día 16 de Julio del corriente 2025. Por cualquier información que aporte datos que permita a las