ter, 22 de julho de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.07.25

A ignorância é um castigo ou uma dádiva?

Muitos preferem viver na ignorância.
Tem lá o seu lado positivo. Se eu não sei, não me afeta. Ou, também posso usar como argumento: ah, mas eu não sabia, ou “disso eu não entendo”, me eximindo da responsabilidade. Ainda tem aquele lado da ignorância ou do fingimento: faço de conta que a situação, ou a pessoa e sua atitude, não existe ou não é exatamente tão má ou ruim como as pessoas dizem ou querem mostrar. Como é o caso de muitos pais desculpando os erros de seus rebentos.
Tem lá o seu lado negativo – ou muitos lados negativos: não tenho a chance de escolher o que é melhor para mim. Não tenho a chance de me defender dos mais “vivos”. Não tenho a oportunidade de conhecer outros mundos, mesmo sem sair da minha casa.
Também pode acontecer a alegoria da caverna, de Platão. Viver nas sombras e quando alguém nos mostra o caminho da luz, não acreditamos porque nosso mundo é muito limitado e então, para acabar com a ameaça, matamos o mensageiro. Mudando para a nossa realidade local: a vaca tem carrapato? Matamos a vaca para acabar com o carrapato!
Pior do que a turma que prefere viver na ignorância é a turma do “sempre foi assim”, afinal, para que mudar? Sempre foi assim.
E então, ficamos dentro da caverna e depois matamos o mensageiro ou vamos à luta?

Empresas gaúchas participam de rodada de negócios com comitiva de Singapura

Promovida pela Invest RS, atividade visa ampliar as relações comerciais já consolidadas com o país asiático Publicação: 22/07/2025 às 16h46min   A Invest RS, agência de desenvolvimento do RS que atua em cooperação com o governo do Estado, promoveu uma rodada de negócios entre empresas gaúchas e a comitiva de Singapura, liderada pelo embaixador não residente de Singapura no Brasil, Sam

Pagamento de dívidas com Pix cresce 44% na região Sul, revela Serasa

• Levantamento da empresa aponta que 1,3 milhão de sulistas negociaram dívidas com Pix nos últimos 12 meses; • Pagamento via Pix possibilita baixa da negativação instantânea e aumento do Serasa Score na hora.   Julho de 2025 – Já consolidado como parte da rotina e das transações financeiras diárias dos brasileiros, o Pix também tem ganhado destaque como meio