No primeiro dia útil (segunda-feira, 11), depois das provas do Concurso Público da Educação em Livramento, foi realizada uma reunião entre a Secretária de Educação, Sandra Pontes, e a banca da Omni Concurso a respeito das diversas reclamações de candidatos que se surpreenderam com algumas discrepâncias das provas com aquilo que estava divulgado no edital do concurso. As denúncias versavam sobre as desconformidades como, por exemplo, a quantidade de questões; alternativas que se repetiram na maioria das questões; questões de interpretação de texto, onde o texto não se encontrava com a prova, entre outros.
A secretária comentou sobre esse episódio: “A primeira coisa que o candidato que se sentiu lesado de alguma forma deve fazer, assim que o gabarito for divulgado na terça-feira (12), será entrar com recurso para a banca. Um ponto importante a ser destacado são as provas de anos iniciais. Elas deveriam ser feitas com questões de nível médio e foram aplicadas com questões de nível superior. A banca se propôs refazer a prova com as questões no nível correto. Estamos aguardando um documento, oficializando a nova data. Em média serão 740 pessoas que deverão refazer a prova, a falha desse processo acarretará no atraso do ano letivo, tentaremos buscar uma parceria com os diretores das escolas para tentar suprir essa falha”, conta.
Depois do gabarito, a data da reaplicação de provas com o nível correto
Na terça-feira (12), a empresa responsável pelo certame divulgou o gabarito preliminar. Também no site da OMNI Concursos, foram publicados os cadernos das provas realizadas ao longo do final de semana para diversos cargos públicos para que os candidatos possam realizar a correção.
Ainda sobre o concurso, o Executivo Municipal publicou o edital N° 09/2021 reconhecendo que ocorreram “equívocos pela organizadora do certame OMNI Concursos Públicos Ltda especificamente no caderno de prova do cargo de Professor de Anos Iniciais”. Ao todo 740 candidatos terão que realizar a prova novamente e, para isso, o Executivo determinou que as avaliações para este cargo em específico deverão ser realizadas no dia 31 de janeiro. O edital informa que os portões deverão ser abertos às 8h e as provas serão aplicadas às 9h, entretanto, só poderão participar “os candidatos que constarem nas Atas de presença do Cargo de Professor Anos Iniciais do dia 10/01/2021 às 09h00”.
O que acham os candidatos
Um grupo de candidatos estava em frente à sede do poder legislativo para colher assinaturas, a fim de buscar a suspensão do processo seletivo. Uma candidata, que não quis se identificar destacou a falta de cuidado da banca com a prova no geral: “As questões específicas da área de língua portuguesa estavam em sites da internet. Foram meses de estudo para isso? uma piada parece”.