qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

COVID-19: Criminosos roubam dados através de suposto cadastro de vacinação

Com a proximidade do início da vacinação contra Covid-19 em nível nacional nos próximos dias, criminosos já se anteciparam e lançaram um novo golpe. Através de ligações ou mensagens em redes sociais, os golpistas entram em contato com a população se fazendo passar por agentes de saúde e oferecem a oportunidade de realizar o agendamento da vacina contra a doença.
Acontece que, ao clicarem nos links enviados ou, ao confirmarem via telefone o seu interesse, automaticamente os dados pessoais das vítimas ficam sob a posse do bando. Para isso, o Ministério da Saúde emitiu nota nessa quinta-feira (14) buscando conscientizar a população para que evitem fornecer informações como RG, CPF e endereço por telefone ou mensagens de redes sociais.
Ainda na nota, o Ministério orienta que, caso alguém receba ligações ou mensagens deste tipo, que realizem a denúncia aos órgãos de segurança o mais rápido possível. O órgão ainda destacou que o Sistema Único de Saúde (SUS) é universal e gratuito e também ressaltou que não há necessidade de nenhum agendamento para a vacinação na rede pública de saúde.
Nesta mesma semana, a pasta informou que não é obrigatório que todos tenham cadastro junto ao SUS. Assim que a campanha de vacinação tiver início, será possível realizar o registro junto às unidades de saúde ou através do aplicativo Conecte SUS Cidadão.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con