ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Coleta de Resíduos Eletrônicos destina o descarte correto das toneladas de material recolhido

(Foto: Ascom)

Com algumas edições durante o ano, 2021 inicia com a coleta de resíduos eletrônicos na cidade nessa sexta-feira (15). Diferentemente das edições anteriores, a coleta foi no sistema Drive Thru, em um ponto fixo, sem rotas realizadas por caminhões da secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
Foram utilizados 7 caminhões, entre eles um bitrem, de acordo com o Secretário, Dilmar Rodrigues, em entrevista no programa Boa Tarde Cidade na RCC FM, os veículos da Secretaria não foram utilizados e os santanenses que não tiveram condições de levar, terão que ficar com o equipamento em casa e aguardar a próxima coleta: “Estamos com a demanda de muitas obras na cidade, então não temos como fazer rotas nessa edição. Quem sabe em uma próxima oportunidade voltaremos com as rotas. Pilhas e baterias não são aceitas gratuitamente, se for realizado o descarte, a cada um quilo, o responsável terá que pagar R$17 para que a empresa leve o material”, conta.


A pasta ainda destacou que esses materiais aceitos na coleta de resíduos, em nenhuma hipótese deverão ser descartados no local destinado a podas, próximo à chácara da Prefeitura. Os santanenses que forem flagrados realizando o descarte irregular poderão ser autuados.
Este material é recolhido por uma empresa que não cobra nenhuma taxa (além da especificada para pilhas e baterias), para prestar o serviço. Descartado de maneira correta, os resíduos eletrônicos evitam que o solo seja poluído por um equipamento que levará séculos para se decompor e vira renda para as empresas que trabalham com este processo.

 

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.