qui, 16 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

Minimizar sofrimentos

Gilberto Jasper
Jornalista / [email protected]

Janeiro e fevereiro têm uma conotação de ressaca. Corremos o ano todo. Quando chegam as festas de final de ano, o estresse aumenta ainda mais. São inúmeros compromissos, confraternizações e encontros. A energia está no limite, mas é preciso se fazer presente.
Passado o mês de dezembro, chegava o tempo de relaxar à beira mar, no rio, açude ou viajar. Afinal, é preciso fazer um relax para recarregar baterias necessárias para encarar os desafios do ano.
Nesta época de rotina virada de cabeça para baixo muita gente não abriu mão do descanso no litoral. Leio e ouço muita gente criticando as pessoas que, com esgotamento nervoso, viram na ida à praia uma maneira de desligar um pouco da pandemia que centralizou as atenções ao longo de 2020.
Converso virtualmente com muitos amigos que estão confusos sobre o que enfrentaremos. Mesmo pessoas desorganizadas, como eu, fazem um planejamento mínimo, projetando as despesas, as pretensas aquisições (despesas) e a manutenção da casa (compras do supermercado).
Com a economia ainda longe da vitalidade de 2019, a manutenção de empregos é fundamental para assegurar o mínimo de conforto social. O governo federal, através do auxílio emergencial, sustentou milhões de brasileiro em situação de vulnerabilidade, mas o custo impactará fortemente nas contas públicas. A manutenção desta rubrica é impensável.
Também foram destinados vultosos recursos para pequenas e microempresas, mas foi grande o número de negócios fechados ao longo da pandemia. 2021 será um ano ainda mais difícil. Além do prolongamento dos efeitos da crise sanitária a incerteza sobre as vacinas agrava a insegurança, apesar da esperança que se mantém.
Temos um grande caminho a percorrer até a imunização de toda a nossa população. Além da liberação, os desafios incluem armazenamento, transporte e conservação das vacinas. Um país continental, como o Brasil, com diversidades regionais acentuadas, exige uma logística detalhada para cada Estado.
Mais do que nunca, os meses de janeiro e fevereiro exigirão equilíbrio. Cada dia exigirá equilíbrio e cautela. Mesmo sem a possibilidade de elaborar um planejamento detalhado – porque é difícil prever o que vem por aí – podemos exercer a solidariedade e o bom senso. Minimizar sofrimentos é tarefa de cada um!

Oposição lança pacote de ações para investigar novo escândalo bilionário nos Correios

  A Oposição na Câmara dos Deputados reagiu à articulação do governo Lula para viabilizar um empréstimo de R$ 20 bilhões destinado a cobrir o rombo financeiro dos Correios. A operação, que contará com garantia do Tesouro Nacional, foi classificada pelos parlamentares como um “resgate irregular” de uma estatal que apresentava lucros até 2022 e mergulhou em sucessivos déficits após

En marcha “RoboPampa” 2025 en Rivera

En la jornada de este miércoles 15 de octubre se llevó a cabo la apertura de la “RoboPampa”. Dicha actividad se lleva a cabo en el marco de Robopampa 2025 dónde de llevaron adelante más de 20 talleres de robótica e inteligencia artificial dirigidos a estudiantes de ciclo básico, bachillerato y docentes en diferentes puntos del país, incluyendo actividades previas