sáb, 25 de outubro de 2025

Secretário de Obras fala sobre os desafios e as demandas da pasta

Desde o dia 1° de janeiro de 2021, a prefeitura de Sant’Ana do Livramento está sob a administração de Ana Tarouco (DEM). Após a cerimônia de transmissão de posse, os trabalhos já começaram. Diversos departamentos tiveram uma semana bastante intensa. Na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), uma das mais exigidas do município, não foi diferente.
Sob o comando da pasta, o Secretário Dilmar Rodrigues disse que ouviu alguns comentários negativos relacionados ao setor, mas assim que os trabalhos iniciaram, constatou que não eram verdadeiros. “Chegando lá eu fiz uma reunião, expliquei todas as situações, como ia ser o nosso funcionamento e as diretrizes do trabalho, nos colocamos à disposição dos sindicatos deles. Qualquer dúvida, qualquer reivindicação, que eles falem conosco que nós vamos procurar atender, sempre buscando dar a melhor condição de trabalho pra eles”.
A sua primeira ação como titular da Secretaria foi o pedido de verbas para a compra de equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e álcool em gel. “O orçamento vem agora a partir do dia 15, até o 20 deve estar liberado pela Secretaria da Fazenda”, comentou Rodrigues. Já na primeira semana, Rodrigues designou equipes para realizar um trabalho de revitalização e limpeza da praça General Osório. “Têm acontecido muitas entrevistas, muitas visitas, pelo fato de ela (Ana Tarouco) ser Delegada e Prefeita. A gente optou por dar início por ali, até pela condição que estava, estava bem feia a praça que justamente está na frente do poder Executivo”, explicou. Outra praça que também recebeu cuidados foi a Getúlio Vargas, que também é passada para quem ingressa no município em direção ao centro.
Como desafios para essa nova administração, o Secretário elencou a falta de materiais e o sucateamento de alguns equipamentos. Ainda dentro das ações realizadas dentro da primeira semana, Rodrigues destacou o trabalho de limpeza no cemitério público municipal. “Estamos com 95% do cemitério limpo, agora falta pouca coisa para gente arrumar ali, em relação à limpeza”. Quanto às futuras ações, o Secretário disse que vão depender do orçamento que será disponibilizado para a pasta. “A gente tem que esperar o orçamento para ver se os nossos projetos vão se encaixar. Começar a arrumar os bueiros, tentar reativar a nossa usina de asfalto fria para tapar buracos que já abriram com a chuva”, ponderou. Ainda na mesma temática, também estão entre as suas prioridades dar mais atenção ao Lago Batuva e também ao Parque Internacional. “Estamos em conversação com a Intendência de Rivera para fazer um mutirão entre as duas cidades no Parque Internacional. Se não, não adianta nós arrumarmos o nosso lado e o outro lado ficar desalinhado”, pontuou.

Jovens do Partiu Futuro Reconstrução chegam em Valência para segunda parte da missão internacional

Os cinco jovens gaúchos do programa Partiu Futuro Reconstrução chegaram nesta sexta-feira (24) a Valência, na Espanha, para dar continuidade à missão internacional de aprendizado e troca de experiências. Após quatro dias de intensa agenda em Barcelona, o grupo segue ampliando conexões e acumulando vivências que fortalecerão ações de transformação nos territórios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

TCE-RS aponta irregularidades em transporte escolar no município de Fontoura Xavier

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em análise ao relatório do Serviço Regional de Auditoria de Passo Fundo (SRPF), concedeu tutela de urgência apontando irregularidades no sistema de transporte escolar do Executivo Municipal de Fontoura Xavier. A decisão destaca falhas graves e atuais que comprometem a segurança dos alunos e a regularidade da execução contratual, além de indicar sérios