ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Inep divulga cartão de confirmação com local de prova do Enem 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou hoje (5) o cartão de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do qual os inscritos podem consultar o local onde devem fazer a prova.

O cartão está disponível desde o início da manhã, segundo o Inep. No documento, constam também informações como número de inscrição e o registro da hora e data do Enem. Consta, ainda no cartão, a confirmação de que o participante que pediu atendimento especializado será atendido. O mesmo serve para o inscrito que solicitou o tratamento pelo nome social.

O inscrito pode consultar o cartão na Página do Participante e também pelo aplicativo oficial do Enem. O Inep aconselha quem vai fazer as provas que imprima o documento e leve no dia de realização do exame, junto com o documento oficial com foto.

Segundo o Inep, o sistema tem funcionado sem problemas e algumas reclamações em redes sociais sobre dificuldade de acesso podem ter sido causadas por tentativas de acesso durante a madrugada, quando o cartão de confirmação ainda não estava disponível.

Datas
A atual edição impressa do Enem será nos dias 17 e 24 de janeiro. Num projeto piloto, o exame será realizado também numa versão digital para 100 mil inscritos, desta vez nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Ao todo, 5.783.357 inscritos foram confirmados.

Em alguns casos específicos, como quando houver problemas estruturais no local das provas, o exame poderá ser reaplicado. As datas para isso são 24 e 25 de fevereiro. Nessas datas, as provas serão aplicadas também para as pessoas que estiverem privadas de liberdade. Em todas as situações, o resultado do Enem está marcado para ser divulgado em 29 de março.

As datas da atual edição do Enem foram divulgadas em junho, após o Ministério da Educação anunciar o adiamento do exame, que seria realizado em novembro, em razão da pandemia de covid-19. À época, estudantes fizeram campanha para que o governo ou o Congresso adiassem as provas.

Reaplicação por doença
Também poderá pedir para participar da reaplicação da prova em fevereiro quem estiver diagnosticado com covid-19, nas primeiras datas de realização das provas. A solicitação poderá ser feita na Página do Participante do Enem.

O mesmo serve para outras doenças infectocontagiosas. São elas: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, e varicela.

O Inep orienta o participante que seja acometido por sintomas de qualquer dessas doenças no dia ou na véspera da realização do Enem a entrar em contato também pela Central de Atendimento, no número 0800-616161, de modo a agilizar a análise do caso.

General Hamilton Mourão através do X

O apagão diplomático do governo não é acidente, é escolha! Lula evita abrir canais de alto nível porque avalia que o confronto lhe rende dividendos… Confira completo no link abaixo: CLIQUE AQUI E CONFIRA

Resumo de terça-feira, dia 09/09/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   Valor Econômico – Propostas no Legislativo podem ter impacto fiscal de pelo menos R$ 156 bi   FOLHA DE S.PAULO – Apenas 1% das punições a juízes no Brasil resultam em demissão   CORREIO BRAZILIENSE – Mensalidade atrasada atormenta estudantes   O GLOBO – STF tem primeiros votos para julgar Bolsonaro

Projeto de Lei Inclui Sant’Ana do Livramento na Rota das Oliveiras

Em uma solenidade realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer, o governador Eduardo Leite sancionou o Projeto de Lei (PL 280/2023), proposto pelo deputado Edivilson Brum, atual secretário de agricultura do RS, que altera a Lei 15.309/2019, que criou a Rota das Oliveiras no Rio Grande do Sul. O principal objetivo do PL é expandir