ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Operação Carne Legal: Polícia Civil e SIM apreendem 7 toneladas sem procedência

O produto estava em estabelecimentos na região do Armour

Dando continuidade à operação Carne Legal, deflagrada na última sexta-feira (11), os agentes da Polícia Civil, em conjunto com os servidores do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e da Vigilância Sanitária do Município, apreenderam na manhã desta quinta-feira (17) cerca de 7 toneladas de carne considerada imprópria para o consumo humano. Os produtos foram encontrados durante diligências em estabelecimentos comerciais na região do bairro Armour. Como resultado, até o momento, duas pessoas foram detidas, sendo que uma delas teve sua prisão em flagrante decretada justamente por não possuir a documentação necessária para comprovar a procedência dos cortes.

Parte dos produtos que foram apreendidos pelas autoridades. Só em um dos estabelecimentos, cerca de 5 toneladas foram retiradas de circulação. (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Só em um dos estabelecimentos, foi encontrada a maior parte dos produtos apreendidos, cerca de 5 toneladas de carne. Cabe destacar que a operação tem como objetivo coibir a venda de produtos impróprios para o consumo e também combater e desarticular criminosos que cometem abigeato e buscam lucrar ainda mais com o delito nesta época de festas de final de ano. Cabe salientar que outras equipes continuam nas ruas em busca de mais estabelecimentos e produtos em situação irregular. Ainda hoje, todos os cortes apreendidos deverão ser pesados e avaliados para saber o valor estimado de lucro que resultariam caso fossem comercializados.

 

Fotos: Marcelo Pinto/AP

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.