qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

CGT Eletrosul planeja expansão de complexo eólico em Livramento

Investimento reforça compromisso com região da Fronteira

Comprometida com o desenvolvimento socioeconômico de sua área de atuação, a CGT Eletrosul investe na região da Campanha gaúcha, especialmente em Sant’Ana do Livramento, há, pelo menos, 16 anos. Com seu programa de investimentos em geração eólica, a empresa foi uma das protagonistas na consolidação de uma matriz energética ainda mais diversificada no Brasil. Na produção de energia a partir dos ventos, é uma das maiores investidoras no Sul do país.

Somente no Rio Grande do Sul, aplicou mais de R$ 1 bilhão na implantação de empreendimentos eólicos. O Complexo Cerro Chato é prova disso – foram anos de pesquisas e mapeamentos, investimentos em tecnologia e na formação de pessoas. Atualmente, de propriedade exclusiva da CGT Eletrosul, são seis parques, com 69 aerogeradores em plena operação e 138 MW de potência instalada, o suficiente para atender ao consumo de uma cidade com 780 mil habitantes.

Parque Eólico Coxilha Negra

Agora, a CGT Eletrosul trabalha na continuidade de sua política de investimentos no município de Sant’Ana do Livramento com o objetivo de expandir a geração eólica da região, por meio da implantação do Parque Coxilha Negra, a ser instalado em áreas limítrofes às unidades já existentes.

Neste sentido, os esforços da empresa, atualmente, estão concentrados na fase de viabilidade e detalhamento do projeto. Já existe uma Licença Ambiental de Instalação, emitida pelo Ibama. O parque está projetado para área de aproximadamente 126 km² de extensão; as questões envolvendo cessão de direito de uso de terras particulares já estão resolvidas com os proprietários.

Nos cenários considerados pela companhia, o Parque Eólico Coxilha Negra deverá ter entre 205 e 302 MW de potência instalada e mais de 40 aerogeradores, com previsão de geração de 310 empregos diretos e cerca de 150 indiretos. Seu sistema de conexão será composto de duas subestações coletoras. O investimento está estimado em mais de R$ 1 bilhão. Para a implementação, espera-se a construção de 175 quilômetros de novos acessos, além da melhoria daqueles já existentes; todo o processo será acompanhado de procedimentos de gestão e recuperação ambiental, com benefícios à população local. A CGT Eletrosul reafirma seu respeito a todos os proprietários inscritos na área de implantação, importantes parceiros da empresa neste estratégico projeto de desenvolvimento regional e nacional.

 

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con